Saudações a Rebeca Andrade. Foi assim que o ex-recordista Robert Scheidt reagiu ao recorde de medalhas olímpicas da ginasta brasileira, batido nesta segunda-feira (5/8), em Paris. A atleta conquistou a sexta medalha e superou os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael no ranking de conquistas.
A estrela de Rebeca brilhou na França. Além de ser a primeira brasileira a conquistar quatro medalhas em uma única edição de Jogos Olímpicos, ela empilhou a sexta conquista – ela acumula ouro no salto (Tóquio), duas pratas no individual geral (Tóquio e Paris), prata no salto (Paris), ouro no solo (Paris) e bronze por equipes (Paris).
Antes de Rebeca, os recordistas eram Robert Scheidt – cinco medalhas: dois ouros (1996 e 2004), duas pratas (2000 e 2008) e um bronze (2012) – e Torben Grael – cinco medalhas: dois ouros (1996 e 2004), uma prata (1984) e dois bronzes (1988 e 2000).
Nas redes sociais, Robert Scheidt parabenizou Rebeca pela conquista. No vídeo, ele exaltou a forma de competir da ginasta e disse que torce para que mais recordes sejam quebrados.
“Estou muito feliz pelo seu efeito histórico de hoje. Uma vitória maravilhosa no solo. Coroando a sua participação olímpica em Paris. A gente fica muito feliz por ter surgido no Brasil um talento como você, e ter conseguido superar nossa marca. Acho que o esporte é isso, é superação, é ter alguém que vai vir fazer algo melhor. Então, sinto muito orgulho de você. Acho que o Brasil todo sente muito orgulho”
Robert Scheidt, velejador campeão olímpico
O velejador também falou da influência de Rebeca para a ginástica artística: “Você vai inspirar muitas crianças a praticarem o seu esporte, a praticarem o esporte em geral, a sonharem a ser grandes atletas. Aproveite esse momento pra conseguir curtir um pouco, eu sei que a vida agora vai ficar uma loucura, mas tire alguns minutos, algumas horas pra você, pra conseguir comemorar esse feito histórico. O mais legal disso tudo, a cereja do bolo, é que você consegue fazer isso tudo com um sorriso no rosto. Parabéns, você é a maior atleta olímpica do Brasil.”
Por sua vez, Torben Grael repostou dois stories no Instagram parabenizando Rebeca pelo feito histórico.
Maiores medalhistas olímpicos do Brasil
- Rebeca Andrade (ginástica artística): 6 medalhas (dois ouros, três pratas e um bronze)
- Robert Scheidt (vela): 5 medalhas (dois ouros, duas pratas e um bronze)
- Torben Grael (vela): 5 medalhas (um ouro, três pratas e um bronze)
- Serginho (vôlei): 4 medalhas (dois ouros e duas pratas)
- Isaquias Queiroz (canoagem): 4 medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze)
- Gustavo Borges (natação): 4 medalhas (duas pratas e dois bronzes)
- Marcelo Ferreira (vela): 3 medalhas (dois ouros e um bronze)
- Bruninho, Giba, Dante e Rodrigão (vôlei): 3 medalhas (um ouro e duas pratas)
- Ricardo e Emanuel (vôlei de praia): 3 medalhas (um ouro, uma prata e um bronze)
- Cesar Cielo (natação), Fofão (vôlei) e Rodrigo Pessoa (hipismo): 3 medalhas (um ouro e dois bronzes)
- Mayra Aguiar (judô): três medalhas (três bronzes)