JOGOS OLÍMPICOS

Judô feminino garantiu primeiro ouro do Brasil em três das últimas quatro Olimpíadas

Bia Souza, de 26 anos, conquistou o primeiro ouro brasileiro na Olimpíada de Paris 2024, ao vencer a israelense Raz Hershko
Foto do autor
Compartilhe

A primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada de Paris 2024 foi conquista pela judoca Bia Souza, nesta sexta-feira (2/8). É a terceira vez nos últimos quatro Jogos Olímpicos que o judô feminino estreia o ouro no quadro de medalhas brasileiro.

Em Londres 2012, Sarah Menezes conquistou o primeiro título olímpico brasileiro, na categoria até 48kg. Nesta Olimpíada, ela atuou como treinadora da campeã Bia Souza.

Já nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, Rafaela Silva, na categoria até 57kg, trouxe o primeiro ouro do país-sede. Neste ano, a judoca perdeu para a japonesa Haruka Funakubo na disputa pelo bronze, e ficou no quarto lugar dos Jogos Olímpicos.

A exceção nos últimos 16 anos é Tóquio 2020. No Japão, o primeiro ouro brasileiro veio com Ítalo Ferreira, do surfe, quatro dias após o início dos Jogos Olímpicos.

Com a medalha de Bia Souza, o Brasil já conquistou 38 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, em 20 edições diferentes. Na Era Moderna, a competição já foi realizada 32 vezes – assim, em 12 delas, o país não teve campeões.

Ouro de Bia Souza

Bia Souza, de 26 anos, derrotou com um waza-ari na final a israelense Raz Hershko, na Arena Champs-de-Mars, no coração da capital francesa. A brasileira, número 5 do ranking mundial, superou as duas melhores colocadas do mundo – na semifinal, a francesa Romane Dicko (líder); na final, a segunda colocada.

Antes, já havia batido Izayana Marenco (Nicarágua), nas oitavas de final, e Hayun Kim (Coreia do Sul, quarta do mundo), nas quartas.

Compartilhe