Rivais no vôlei feminino, Praia Clube e Minas se destacam também nos esportes olímpicos. os dois clubes terão mais de 40 atletas no Pan-Americano de 2023, que terá início nesta sexta-feira (20/10), em Santiago, no Chile.
Destaques no esporte mineiro, Praia e Minas são responsáveis pelos treinamentos de 42 dos 47 atletas brasileiros (89,3%) que representarão equipes de Minas Gerais no Pan.
A equipe de Uberlândia lidera o ranking com 29 representantes e tem grandes chances de garantir medalhas, principalmente com Darlan Romani (quarto no arremesso de peso na Olimpíada de Tóquio) e a dupla Ana Patrícia e Duda, número um do mundo no vôlei de praia.
Uma curiosidade é que o Praia Clube tem participação massiva em duas modalidades do Time Brasil. Cinco dos oito representantes, no masculino e feminino, do Basquete 3 x 3 vestem as cores da equipe de Uberlândia, enquanto cinco das sete mulheres do tiro esportivo também treinam no clube do Triângulo Mineiro.
No entanto, enquanto o Praia tem apenas três mineiros no grupo de atletas que disputará o Pan, o Minas tem sete nascidos no estado em meio aos 13 que representarão a equipe de Belo Horizonte no Pan – quatro estrangeiros do time minas-tenista também estarão no Chile, sendo três pela Argentina e Yonkaira Peña, do vôlei, pela República Dominicana.
O grande nome olímpico do Minas é Fernando Scheffer, que foi medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio na prova de 200 metros livre. E é justamente a natação o “carro-chefe” da equipe de Belo Horizonte nos Jogos Pan-Americanos: cinco atletas brasileiros e dois argentinos que treinam no clube mineiro competirão nas piscinas de Santiago.
Com um representante no Time Brasil, a Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, o time de vôlei do Cruzeiro, a Equipe Sergipe de Boxe, o Instituto Trampolim e a Serra da Moeda completam a lista de equipes mineiras com atletas no Pan.