Finalizado nesse domingo (5/11), o Pan-Americano de Santiago foi histórico para o Brasil, que bateu o recorde de ouros conquistados em uma edição da competição. Mas, para além do alto número de premiações, o Pan também foi importante em outro sentido: classificou vários atletas brasileiros à Olimpíada de Paris’2024.
Santiago’2023 foi a edição do Pan que mais distribuiu vagas para os Jogos Olímpicos do ano seguinte. No total, 244 atletas carimbaram o passaporte para Paris’2024 por meio da competição. 21 esportes deram vagas diretas para a Olimpíada, enquanto outras 12 modalidades proporcionaram chances de classificação à competição por meio de validação de índice olímpico ou soma de pontos pra ranking.
Quantas vagas olímpicas o Brasil conquistou pelo Pan?
No Pan-Americano, atletas brasileiros garantiram 40 vagas para o país na Olimpíada de Paris’2024.
38 delas são diretas e duas com índices olímpicos (índice olímpico é a marca que o atleta deve atingir para estar presente nos Jogos Olímpicos. Por exemplo, no atletismo, os atletas têm que fazer determinado tempo para conseguir o índice. Contudo, atingi-lo nem sempre é garantir de participação do atleta na Olimpíada).
Veja todas as vagas olímpicas conquistadas pelo Brasil
- Boxe: nove vagas (Beatriz Ferreira, Carol Naka, Jucielen Romeu, Barbara Maria dos Santos, Tatiana de Jesus, Keno Marley, Michael Douglas, Wanderley de Souza Pereira e Abner Teixeira)
- Handebol feminino: 14 vagas (Seleção Brasileira feminina de handebol)
- Hipismo Adestramento: três vagas, mais um reserva (João Victor Oliva, Renderson Oliveira, Manuel Tavares e Paulo Cesar dos Santos)
- Hipismo CCE: três vagas, mais um reserva (Márcio Jorge Carvalho, Carlos Parro, Rafael Losano e Ruy Fonseca)
- Pentatlo: uma vaga (Isabela Abreu)
- Tênis: uma vaga (Laura Pigossi)
- Natação: duas salvaguardas (Gabrielle Roncatto e Maria Fernanda Costa)
- Tênis de mesa: duas vagas em duplas mistas (Vitor Ishiy e Bruna Takahashi)
- Tiro com arco: uma vaga (Ana Machado)
- Vela: quatro vagas, duas na 49er FX duas na Nacra 17 (Martine Grael e Kahena Kunze; Samuel Albrecht e Gabriela Sá)