PARALIMPÍADAS

Por que dizer ‘Paraolimpíadas’ é oficialmente errado?

No Brasil, muitas pessoas ainda falam 'Paraolimpíadas'; oficialmente, contudo, o termo correto é 'Paralimpíadas', sem a letra 'o'
Foto do autor
Compartilhe

É muito comum ouvir ou ler a palavra ‘Paraolimpíadas’ para se referir aos Jogos em Paris 2024. Mas você sabia que, oficialmente, esse termo não está mais correto? Vamos explicar o motivo.

O uso de ‘Paraolimpíadas‘ no Brasil era oficialmente o correto até 2011. Foi quando o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) padronizou, mundialmente, que a grafia correta não teria mais a letra ‘o’.

Portanto, para fins oficiais, o correto para se referir aos Jogos Paralímpicos é ‘Paralimpíadas’. É assim, por exemplo, que trata o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Controvérsia

Há, contudo, certa controvérsia. Segundo o site do Senado, a recomendação é pelo uso do termo “paraolímpico” em vez de “paralímpico”.

Isso porque, ainda de acordo com o Senado, a grafia sem a letra ‘o’ “não segue as regras linguísticas do português e ainda não faz parte do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)”.

Compartilhe