A delegação brasileira fez bonito nos Jogos Paralímpicos de Paris. Neste domingo (8/9), teve dobradinha de Fernando Rufino e Igor Tofalini nos 200m canoa VL2 com a conquista das últimas medalhas do Brasil no torneio: um ouro e uma prata.
Antes disso, ainda nesta manhã, Taynara Medeiros subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria até 86kg do halterofilismo, e com direito a recorde paralímpico. Ela levantou 156kg.
Com as três conquistas deste domingo, o Brasil encerrou sua participação no torneio com a melhor campanha brasileira na história dos Jogos Paralímpicos. Não à toa, terminou em quinto lugar geral no quadro de medalhas, com 89 pódios, 17 a mais do que em Tóquio.
O Brasil também quebrou outros recordes: o de mais medalhas de ouro em uma edição paralímpica – 25. Os brasileiros ganharam ainda 26 pratas e 38 bronzes.
Brasil é top 5
O Brasil também alcançou outro feito. Com os 89 pódios, a delegação brasileira se tornou top 5 pela primeira vez na história dos Jogos Paralímpicos.
Em número de medalhas, ficou atrás apenas de China, Grã-Bretanha, EUA e Holanda. Os holandeses, inclusive, só superaram a delegação brasileira por causa da quantidade de medalhas de ouro (duas a mais).