JOGOS PARALÍMPICOS

Novos esportes e fusão com Olimpíadas: o que presidente do Comitê Paralímpico sugere?

Em entrevista após o encerramento dos Jogos Paralímpicos, Andrew Parsons falou sobre o futuro do torneio; presidente também comemorou sucesso de Paris 2024
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Com o encerramento dos Jogos Paralímpicos em Paris 2024, a ansiedade para o novo ciclo já está “batendo na porta”. Com isso, questionamentos sobre os próximos anos do torneio começam a surgir.

Afinal, novos esportes serão incluídos na Paralimpíadas? Haverá uma fusão entre os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos?

Em entrevista de encerramento de Paris 2024, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons, falou sobre os assuntos.

Segundo ele, há sim estudos sobre a inclusão de novos esportes nas Paralimpíadas, como inspiração aos Jogos Olímpicos, que recentemente incluiu o surfe, o skate e o ciclismo BMX no torneio. Inclusive, revelou que a escalada já consta no programa paralímpico para Los Angeles 2028.

No entanto, Andrew Parsons descartou qualquer possibilidade de misturar Olimpíadas e Paralimpíadas no futuro. “Não na minha vez. Acredito que temos o melhor formato.”

Para ele, incluir eventos paralímpicos nos Jogos Olímpicos “diluiria” o impacto positivo do evento na promoção da inclusividade.

Parsons também comemorou a venda de 2,5 milhões de ingressos para os Jogos Paralímpicos.

Compartilhe