Bruno Fernandes e Josué Seixas – UOL/Folhapress
O Ceará venceu o Sport nos pênaltis por 4 a 2 e conquistou a Copa do Nordeste 2023, na Ilha do Retiro, na noite desta quarta-feira (3). Esse é o terceiro título da história do clube. O troféu é uma vingança da edição de 2014, conquistada pelos donos da casa.
No tempo normal, o Sport venceu a partida por 1 a 0, com gol de Luciano Juba. A primeira partida havia sido 2 a 1 no Castelão.
Sport x Ceará: o jogo
O Sport se impôs desde o começo, especialmente embalado por sua torcida. O time controlou as ações e foi mais perigoso durante toda a primeira etapa. Ao abrir o placar, o Leão se manteve ofensivo.
Por outro lado, o Ceará tinha dificuldades para furar o bloqueio adversário, além de pouca intensidade na subida ao ataque. A primeira finalização do time só saiu no fim do primeiro tempo.
A segunda etapa do jogo teve os dois times buscando o ataque durante certo momento, mas também com cera no final. Parecia que os times queriam a disputa de pênaltis.
O herói do Ceará na partida foi Richard, que fez defesas importantes tanto no tempo normal quanto nas cobranças de pênalti.
Sport x Ceará: os pênaltis
O Ceará abriu as cobranças. Renan defendeu a batida de Danilo Barcelos, mas a arbitragem voltou o lance porque o goleiro se adiantou. Na nova chance, Barcelos converteu. Pelo lado do Sport, Juba abriu as penalidades, mas Richard saltou no canto certo e defendeu. Jean Carlos fez o dele.
Depois, Vagner Love cobrou com paradinha, sem chances para Richard. Renan defendeu a cobrança de Castilho. O Sport empatou a série com Sabino, novamente usando paradinha. Luvannor converteu para o Vozão. Richard provocou e defendeu o pênalti de Gabriel Santos. Erick fez o gol do título.
SPORT 1X0 CEARÁ (2X4 NOS PÊNALTIS)
Estádio: Ilha do Retiro
Cartões amarelos: Janderson (CEA), Igor Cariús (SPT), Danilo Barcelos (CEA), Ronaldo Henrique (SPT), Vitor Gabriel (CEA), Enderson Moreira (SPT), Richard (CEA)
Gols: Luciano Juba (SPT), aos 26min do 1º tempo
SPORT
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere (Chico), Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Fabinho, Ronaldo Henrique (Pedri Martins) e Jorginho (Gabriel Santos); Edinho (Wanderson), Luciano Juba e Vágner Love. Técnico: Enderson Moreira
CEARÁ
Richard; Warley (Michel), Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Willian Formiga (Danilo Barcelos); Arthur Rezende (Jean Carlos), Richardson e Guilherme Castilho; Erick, Janderson (Chay) e Vitor Gabriel (Luvannor). Técnico: Eduardo Barroca
Ceará campeão: a campanha
1ª fase
- Ferroviário 3×0 Ceará
- Ceará 2×0 Sampaio Corrêa
- Ceará 3×2 Sport
- CRB 1×1 Ceará
- Fluminense/PI 2×5 Ceará
- Ceará 2×0 Fortaleza
- Vitória 2×0 Ceará
- Ceará 3×1 Atlético de Alagoinhas
Quartas de final
Ceará 3×1 Sergipe
Semifinal
Fortaleza 2×3 Ceará
Final
Ceará 2×1 Sport
Sport 1×0 Ceará (2×4 nos pênaltis)