O Palmeiras empatou em 2 a 2 com o Athletico-PR neste domingo, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, chegando ao terceiro jogo consecutivo sem vitória na competição. O Verdão foi a campo com um time composto por muitos reservas e, ainda assim, chegou a abrir 2 a 0, graças aos gols de Endrick e Gabriel Menino, mas viu os donos da casa reagirem no segundo tempo e aproveitarem a superioridade numérica após a expulsão de Garcia para balançar as redes com Vitor Bueno, de pênalti, e Vitor Roque.
A estratégia de Abel Ferreira, que não esteve na beira do campo por ter de cumprir suspensão, foi preservar seus principais atletas para o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, no Morumbi.
Apesar do resultado, o Palmeiras conseguiu se manter no G4 do Campeonato Brasileiro, ficando com os mesmos 23 pontos do Red Bull Bragantino, mas tendo vantagem no saldo de gols.
Palmeiras e Athletico-PR voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Verdão visita o São Paulo, no Morumbi, às 19h30 (de Brasília). Já o Furacão encara o Flamengo, no Maracanã, às 21h30.
Endrick é destaque no 1ºT
O primeiro tempo foi marcado pela superioridade do Palmeiras, apesar da utilização do time reserva. Logo aos três minutos de jogo os visitantes tiveram um pênalti a seu favor após Endrick ser atingido no rosto pelo cotovelo de Zé Ivaldo. Após revisão do VAR, o árbitro marcou a infração. O próprio Endrick foi para a cobrança, mas bateu fraco, facilitando a vida de Léo Linck, que fez a defesa sem dar rebote.
Apesar de ter perdido o pênalti, Endrick manteve a tranquilidade e foi o principal destaque do Palmeiras na etapa inicial. Um pouco mais tarde ele bateu falta de longa distância, soltando uma bomba, mas a bola passou rente à trave direita.
Já aos 22 minutos o Verdão foi mais feliz. Breno Lopes cruzou à meia altura para Endrick, de peixinho, cabecear no contrapé do goleiro do Athletico-PR e abrir o placar na Ligga Arena, se redimindo do pênalti desperdiçado logo no início do confronto.
Depois disso o Athletico-PR acordou e teve uma ótima oportunidade para empatar a partida. Erick recebeu de Vitor Roque, chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para Christian, que completou de carrinho no segundo pau, mas mandou par afora.
Antes do apito final Endrick ainda teve mais uma oportunidade de ir às redes e ampliar o placar para o Palmeiras. Luís Guilherme ajeitou para o camisa 9, que bateu de primeira, sem deixar a bola cair no chão, carimbando a trave.
Palmeiras amplia, mas Athletico reage
O Palmeiras voltou para o segundo tempo com Gabriel Menino na vaga de Richard Ríos. Em vantagem, o Verdão adotou uma postura mais cautelosa, porém, ainda assim, continuou agredindo o rival com naturalidade. Logo aos três minutos, por exemplo, Breno Lopes recebeu de Jhon Jhon na entrada da área, dominou e bateu no cantinho, exigindo boa defesa de Léo Linck.
Mais tarde, porém, o Verdão foi mais feliz e ampliou o placar. Gabriel Menino recuperou a bola já no campo de ataque, tabelou com Breno Lopes, invadiu a área e bateu buscando o canto, contando ainda com o desvio de Thiago Heleno antes de estufar as redes e deixar seu time ainda mais confortável na partida.
Precisando reagir, o Athletico-PR conseguiu descontar graças a um pênalti marcado após a bola bater no braço de Garcia dentro da área. O lateral do Palmeiras já tinha cartão amarelo, recebeu outro e acabou sendo expulso. Na cobrança, Vitor Bueno bateu no cantinho, sem chances para Weverton, botando fogo no jogo.
Em superioridade numérica, o Furacão foi com tudo para cima do Palmeiras na reta final da partida e não demorou muito para conseguir o empate. Vitor Bueno deu lindo lançamento para Madson, que ajeitou de cabeça para Vitor Roque completar dentro da pequena área, deixando tudo igual na Ligga Arena.
Depois disso o Palmeiras concentrou seus esforços em se defender muito bem, mesmo com um jogador a menos em campo, para ao menos garantir um ponto e continuar no G4 do Campeonato Brasileiro. O Athletico-PR tentou de todas as formar durar o bloqueio alviverde, mas não teve jeito. Tudo igual na Ligga Arena.
ATHLETICO-PR 2 X 2 PALMEIRAS
- Local: LIgga Arena, em Curitiba (PR)
Data: 2 de julho de 2023, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA)
Gol: Endrick, aos 22 do 1ºT, Gabriel Menino, aos 11 do 2ºT (Palmeiras); Vitor Bueno, aos 21 do 2ºT, Vitor Roque, aos 27 do 2ºT (Athletico-PR)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo, Vitor Roque, Vitor Bueno (Athletico-PR); Garcia (2) (Palmeiras)
Cartão vermelho: Garcia (Palmeiras) - ATHLETICO-PR: Léo Linick; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Marcelo Cirino); Khellven (Madson), Erick, Hugo Moura (Alex Santana) e Christian (Cuello); Vitor Bueno, Cannobio (Terans) e Vitor Roque
Técnico: Wesley Carvalho. - PALMEIRAS: Weverton; Gómez, Murilo e Naves (Luan); Garcia, Richard Ríos (Gabriel Menino), Jhon Jhon e Vanderlan; Luís Guilherme (Fabinho), Endrick (Rony) e Breno Lopes (Mayke).
Técnico: João Martins.