Gazeta Press – O Athletico-PR mostrou sua força na Arena da Baixada ao vencer o Botafogo por 3 a 2, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Os cariocas saíram na frente do placar, mas o Furacão buscou o empate no segundo tempo e a virada na reta final do jogo.
O Botafogo foi mais objetivo no primeiro tempo e abriu 2 a 0, gols de Tiquinho Soares e Luís Henrique. No entanto, na etapa final, o Athletico virou com Vitor Roque, Vitor Bueno e Fernandinho.
As duas equipes jogam pelo confronto de volta no dia 31 de maio, no Nilton Santos. O Botafogo precisa vencer por dois gols de diferença para avançar na Copa do Brasil. Já o Athleitco vai entrar em campo com a vantagem do empate.
Athletico-PR x Botafogo: o jogo
O Athletico começou a partida com mais posse de bola, mas sem ameaçar o goleiro Lucas Perri. Já o Botafogo buscava os contra-ataques e chegou a finalizar com certo perigo, com Tiquinho Soares.
No entanto, os donos da casa seguiram com a postura ofensiva e quase marcaram com Christian e Vitor Roque. Os sustos fizeram os cariocas melhorarem a marcação.
O Botafogo passou a explorar mais os espaços na parte final. Aos 38 minutos, os alvinegros abriram o placar. Tiquinho Soares aproveitou escanteio, dominou a bola e chutou colocado no canto. Quando parecia que os visitantes iriam com a vantagem magra para o intervalo, a equipe de General Severiano ampliou aos 40, com Luís Henrique. O atacante finalizou de fora da área, a bola desviou na zaga e enganou Bento.
Segundo tempo
Com a necessidade de ir ao ataque, o Athletico foi para cima e assustou aos cinco minutos, em chute de Canobbio. Mas aos 10 minutos, os donos da casa diminuíram o placar. Vitor Roque aproveitou escanteio e mandou para a rede.
O gol animou os paranaenses, que mantiveram a postura ofensiva. O Athletico foi premiado com o empate aos 16 minutos. Vitor Bueno chutou de fora da área, sem chance para Lucas Perri.
O Athletico seguiu pressionado em busca da virada. Do outro lado, o Botafogo conseguiu melhorar a marcação e passou a impedir a criação de boas jogadas. Mesmo assim, os alvinegros pouco produziam no setor ofensivo. Os donos da casa quase marcaram aos 34 minutos, quando Vitor Roque não conseguiu aproveitar escanteio na área.
De tanto insistir, o Athletico chegou a virada aos 36 minutos. Fernandinho aproveitou falta cobrada na área e cabeceou para a rede. Nos minutos finais, o confronto ficou aberto. As duas equipes foram para o ataque em busca do gol. No entanto, o placar permaneceu inalterado e o Athletico saiu de campo com a vitória.
ATHLETICO-PR 3 X 2 BOTAFOGO
ATHLETICO-PR: Bento, Khellven (Madson), Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Fernando; Erick (Alex Santana), Fernandinho e Christian (Vitor Bueno); Canobbio (Cuello), Vitor Roque e Pablo (Willian Bigode)
Técnico: Paulo Turra
BOTAFOGO: Lucas Perri, Di Plácido, Víctor Cuesta, Adryelson e Hugo; Tchê Tchê, Gabriel Pires (Marlon Freitas) e Lucas Fernandes (Eduardo); Júnior Santos, Tiquinho Soares e Luís Henrique (Victor Sá)
Técnico: Luís Castro
Gols: Vitor Roque, aos 10min, Vitor Bueno, aos 16min, Fernandinho, aos 36min do segundo tempo (Athletico-PR); Tiquinho Soares, aos 38min, Luís Henrique, aos 40min do primeiro tempo (Botafogo)
Cartões amarelos: Fernandinho (Athletico); Gabriel Pires (Botafogo)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 17 de maio de 2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)
- Acesse também o Portal Uai