FLAMENGO

Flamengo: conheça história, curiosidades e títulos do clube

Clube rubro-negro é um dos mais vitoriosos do futebol brasileiro e hoje domina também o cenário sul-americano
Foto do autor
Compartilhe

O Clube de Regatas do Flamengo é um dos mais populares e tradicionais times do futebol brasileiro. Fundado em 17 de novembro de 1895, na Praia do Russel, na cidade do Rio de Janeiro, o Flamengo surgiu a partir da fusão de dois clubes náuticos: o Clube de Regatas Guanabarense e o Clube de Regatas do Paquetá. 

No início, o Flamengo era um clube dedicado principalmente a esportes aquáticos, como remo e natação, mas rapidamente expandiu suas atividades para outras modalidades que estavam em ascensão no país, como futebol, basquete e vôlei. O primeiro deles, em particular, se tornou a principal paixão dos torcedores rubro-negros. 

Imerso no mundo do futebol, o Flamengo conquistou seu primeiro título estadual em 1914, mas foi nos anos 80 que o clube viveu sua fase mais vitoriosa. Sob o comando do técnico Paulo César Carpegiani, a equipe liderada pelo craque Zico venceu a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1981, além de conquistar quatro Campeonatos Brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1987). 

Mundial de Clubes de 1981

O Mundial de 1981 foi o mais especial para o Flamengo. Para muitos dos 40 milhões de torcedores, a final contra o Liverpool é considerada a maior partida do clube na história. Os cariocas venceram os ingleses por 3 a 0, no Japão, com dois gols de Nunes e um de Adílio.  

Já na década de 1990, o Rubro-Negro faturou um troféu inédito para sua vasta coleção: a Copa do Brasil. Depois de bater o Bahia nas quartas de final e o Náutico na semi, a equipe dirigida por Jair Pereira passou pelo Goiás na decisão. A taça foi erguida de forma invicta naquele ano, com seis vitórias e quatro empates. 

O Flamengo também encantou o país ao vencer o Brasileiro de 1992 e dominou o continente em outras duas oportunidades: a Copa Ouro Sul-Americana de 1996 e a Copa Mercosul de 1999. 

Início dos anos 2000 e mudança de filosofia

O clube da Gávea passou por um jejum nos anos iniciais do novo milênio. A primeira grande conquista só veio em 2006, com a Copa do Brasil, que foi decidida contra o rival Vasco. Ainda no mesmo ano, os cariocas terminaram o Brasileirão na liderança. 

Já a campanha vitoriosa na Série A de 2009 foi mais difícil. O desacreditado Flamengo precisou de uma arrancada incrível para chegar na ponta da tabela de classificação. Com o brilho de Adriano Imperador e Petkovic, o Rubro-Negro saltou da sétima posição para a liderança em um segundo turno inesquecível. 

Depois dessas glórias, a equipe carioca passou por um momento de crise técnica e pouco investimento no futebol em vista de outras temporadas. Mesmo com a política de enxugar os gastos, aos trancos e barrancos, o time conseguiu dar orgulho à torcida ao vencer a Copa do Brasil de 2013. 

Já em 2019, o Flamengo foi soberano no cenário nacional. O clube investiu muito dinheiro no futebol, trouxe o técnico português Jorge Jesus e fez contratações bombásticas, como a de Arrascaeta e Gabriel Barbosa. A aposta foi recompensada com os títulos do Brasileiro e da Libertadores

No ano seguinte, mais duas conquistas: Recopa Sul-Americana e o oitavo Brasileiro da história. O troféu mais recente do Flamengo foi a Libertadores de 2022, vencida sobre o Athletico-PR. A taça foi a terceira do clube carioca. 

Ainda em 2022, o Flamengo faturou sua quarta Copa do Brasil ao bater o Corinthians na decisão.  

Ficha técnica do Flamengo

  • Nome: Clube de Regatas do Flamengo
  • Alcunhas: Rubro-Negro, Rubro-Negro Carioca
  • Fundação: 17 de novembro de 1895
  • Localização: Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Compartilhe