A possibilidade de o atacante Pedro trocar o Flamengo pelo Benfica, de Portugal, causou um desentendimento entre dois jornalistas neste sábado (5/8). No Twitter, Mauro Cezar Pereira, comentarista da Jovem Pan e colunista do UOL, trocou farpas com o repórter Bruno Andrade, que também escreve para o UOL e veículos portugueses como Mais Futebol, TVI e CNN Portugal.
O debate começou com Andrade, que alfinetou Mauro Cezar por inicialmente tratar a informação do interesse do Benfica em Pedro como “fake news” e, posteriormente, mudar a versão. Conhecido pela cobertura do mercado da bola do futebol português, Bruno mencionou o perfil do ex-comunicador da ESPN e o classificou como “assessoria” do Flamengo.
“Depois de apurar ‘com colegas portugueses’ e chamar o interesse do Benfica em Pedro de ‘fake news’, agora o ombudsman do jornalismo esportivo brasileiro tomou furo da (competente) concorrência e fala em ‘aproximação’. Parabéns pelo trabalho (leia-se: assessoria), @maurocezar”.
Bruno Andrade
Mauro Cezar não citou Bruno Andrade na resposta, mas se referiu a ele como “amigo de empresários”.
“Trata sondagens como se fossem propostas reais para ganhar algum engajamento, afinal, faz live para 250 testemunhas, coitado. E acha que eu vou entrar na pilha de lhe responder diretamente para engajar? Vê se enxerga, fã do Drogba”.
Mauro Cezar Pereira
A falta de resposta direta não é para gerar engajamento para esse ou aquele. Você sabe bem os motivos, motivos esses que te levaram a ser esse profissional amargo, infeliz e ridicularizado dia após dias. É simplesmente por pura covardia (mais uma) e mau-caratismo (de sempre) https://t.co/g9JRzaetav
— Bruno Andrade (@brunoandrd) August 5, 2023
Na sequência, Bruno Andrade chamou Mauro Cezar de “amargo, infeliz e ridicularizado”, além de acusá-lo de “mau-caratismo”.
O comentarista da Jovem Pan rebateu o profissional brasileiro que vive em Lisboa, capital de Portugal. “Está acostumado a falar (quase) sozinho. Mas não vai ganhar engajamento às minhas custas”.
Além da Jovem Pan e do UOL, Mauro faz trabalhos para TV Cultura, S1 e OneFootball. Ele tem 750 mil inscritos em seu canal no YouTube e é acompanhado por 1,2 milhão de usuários no Twitter. Já Bruno Andrade tem 83 mil seguidores na rede social de Elon Musk.
Afinal, Pedro vai ou não para o Benfica?
Segundo o ge.globo, o Flamengo rejeitou 18 milhões de euros – cerca de R$ 97 milhões – do Benfica por Pedro. Há pouco mais de um mês, o próprio atacante não se interessou em se transferir para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, que se dispôs a desembolsar 30 milhões de euros.
A multa de Pedro para o exterior é de 60 milhões de euros – R$ 322 milhões. É por esse valor que o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, espera vendê-lo. O centroavante de 26 anos é o artilheiro rubro-negro em 2023, com 26 gols em 37 partidas. Em janeiro de 2020, ele foi adquirido à Fiorentina, da Itália, por 14 milhões de euros divididos em seis parcelas de 2,33 milhões.
No último sábado (29/7), Pedro se envolveu em uma polêmica com o preparador físico Pablo Fernández, integrante da comissão técnica de Jorge Sampaoli. O episódio ocorreu depois da vitória do Flamengo sobre o Atlético, por 2 a 1, no Independência, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Ao se recusar a participar do aquecimento quando o Fla tinha apenas mais uma substituição, Pedro foi cobrado por Fernández, retrucou e acabou agredido com um soco no vestiário. O caso foi parar na Polícia Civil de Belo Horizonte. No dia seguinte, o clube demitiu o preparador e aplicou uma multa no jogador, além de deixá-lo fora do duelo contra o Olimpia na Libertadores.