CAMPEONATO BRASILEIRO

Com gol de Reinaldo, São Paulo toma virada do Grêmio e deixa G6 do Brasileiro

Grêmio derrotou o São Paulo de virada por 2 a 1, neste domingo (4/6), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela nona rodada do Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Por Gazeta Press

Em um confronto direto entre tricolores pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro, deu o gaúcho. Neste domingo, o Grêmio derrotou o São Paulo de virada por 2 a 1, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela nona rodada, e teve a lei do ex. O lateral esquerdo Reinaldo, que deixou o clube paulista no final do ano passado, marcou o segundo para os gremistas. Calleri havia aberto o placar, mas Cristaldo, em pênalti cometido por Alan Franco, tinha empatado.

O resultado negativo foi desastroso para o São Paulo. Com expectativa de chegar ao segundo lugar e se aproximar do líder Botafogo, que perdeu no sábado, o time comandado pelo técnico Dorival Júnior permaneceu com 15 pontos e despencou da terceira para a sétima posição, ficando fora até do G6, grupo dos que hoje estariam classificados à Copa Libertadores. Para o Grêmio, o contrário. A equipe de Renato Gaúcho subiu para 17 pontos e entrou no G4.

Na próxima rodada do Brasileirão, a 10ª, o São Paulo fará o clássico contra o Palmeiras, no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), no estádio do Morumbi, na capital paulista, Antes, na quinta-feira, às 19 horas, também em casa, receberá o Tolima, da Colômbia, e tentará garantir a classificação direta às oitavas de final da Copa Sul-Americana com uma rodada de antecedência.

Já o Grêmio, fora de competições continentais por ter vindo da Série B do Brasileiro, só vai entrar em campo no próximo domingo pelo Brasileirão. O time tricolor gaúcho irá ao Rio de Janeiro para encarar o Flamengo, às 18h30, no estádio do Maracanã.

O jogo

A partida na Arena do Grêmio começou mais estudada, mas logo as duas equipes se soltaram e foram ao ataque. O São Paulo esperou um pouco mais na defesa para ter espaço e deu certo. Aos 14 minutos, Caio Paulista avançou pela esquerda e cruzou com perfeição para Calleri, que cabeceou no canto direito do goleiro Gabriel Grando.

A partir daí, o Grêmio passou a dominar o meio de campo e pressionou bastante. O goleiro Rafael teve trabalho em cabeçadas de Suárez e Kanemann e conseguia, até aquele momento, segurar o ímpeto gremista.

Só não conseguiu mais a partir do pênalti cometido pelo zagueiro Alan Franco aos 28 minutos por tocar a mão na bola dentro da área. O goleiro são-paulino até foi bem na bola, caindo no seu canto direito, mas o Grêmio empatou o duelo aos 30.

Na base da pressão, o Grêmio obteve a virada aos 38 minutos. E contou com a lei do ex. Após tabela pelo meio, Suárez recebeu de frente para a área e tocou para esquerda, onde Reinaldo apareceu livre e chutou forte e rasteiro no canto direito. A bola passou entre as pernas de Rafael e entrou.

Até o intervalo, o Grêmio seguiu mandando no jogo e levou muito perigo. O próprio Rafael evitou o terceiro dos gaúchos ao parar um chute de Suárez.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Dorival Júnior fez duas trocas e uma delas quase empatou aos 10 minutos. Rodriguinho, que entrou no lugar de Wellington Rato, recebeu lançamento no lado esquerdo do ataque e bateu para o gol, mas acertou a trave.

O Grêmio também teve sua chance no minuto seguinte com Suárez, mas começou a valorizar mais a posse de bola do que tentar jogadas rápidas. Assim, a partida ficou mais truncada no meio de campo, do jeito que os gaúchos queriam.

Em uma última tentativa, Dorival Júnior colocou David e Marcos Paulo, tirando Alan Franco e Michel Araújo. Abandonou o esquema 3-5-2 para buscar mais o empate, mas não teve sucesso. Mesmo com uma grande chance desperdiçada por Luciano já nos acréscimos.


GRÊMIO 2 x 1 SÃO PAULO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 04 de junho de 2023 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Renda: Não disponível.
Público: Não disponível.
Cartões amarelos: Lucas Milla e Reinaldo (Grêmio); Alan Franco (São Paulo)
Gols:
GRÊMIO: Cristaldo (de pênalti, aos 30min do 1º tempo) e Reinaldo (aos 38min do 1º tempo)
SÃO PAULO: Calleri (aos 14min do 1º tempo)

GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; Fábio (João Pedro), Villasanti, Carballo (Lucas Milla) e Reinaldo; Bitello (Diogo Barbosa), Cristaldo (Everton Galdino) e Luis Suárez (Vina).
Técnico: Renato Gaúcho

SÃO PAULO: Rafael; Alan Franco (David), Arboleda e Beraldo; Raí Ramos (Nathan), Pablo Maia, Wellington Rato (Rodriguinho), Michel Araújo (Marcos Paulo) e Caio; Alisson (Luciano) e Calleri.
Técnico: Dorival Júnior

Compartilhe