FUTEBOL NACIONAL

Clube sobe para a Série C e evita ficar sem divisão em 2025

Itabaiana não havia conquistado a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 por meio do estadual, e podia ficar sem divisão
Foto do autor
Compartilhe

Após 20 anos, o Itabaiana, de Sergipe, voltará a disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. O tricolor derrotou o Treze-PB nas quartas de final da Série D e escapou de ficar sem divisão nacional em 2025.

Como ficou com a quarta melhor campanha do Campeonato Sergipano de 2024, o Itabaiana não conseguiu garantir uma vaga para a Série D de 2025. Isso porque apenas os dois melhores colocados do estado conseguem vagas para a Quarta Divisão.

Campeão sergipano, o Confiança já disputa a Série C e, portanto, as vagas ficaram com o segundo e terceiro colocados do torneio – Sergipe e Lagarto, respectivamente.

Dessa forma, para disputar uma divisão nacional em 2025, o Itabaiana precisava se classificar para a Série C, ou torcer para que o rival Sergipe conquistasse o acesso.

O rival acabou eliminado na primeira fase da Série D, mas o Tricolor da Serra, que disputará a semifinal do torneio, já garantiu a presença na Terceira Divisão em 2025.

Itabaiana na Série D 2024

O time sergipano fez uma ótima boa fase, terminando na liderança do grupo A4, com 26 pontos. Depois, eliminou Atlético Cearense e Porto Velho antes de enfrentar o Treze nas quartas de final, que definiu o acesso para a Série C.

O Itabaiana saiu na frente após derrotar a equipe paraibana por 3 a 1 em casa. Na volta, o empate em 0 a 0 no Amigão garantiu a vaga após 20 anos sem chegar à Terceira Divisão. Na última vez que o tricolor disputou a Série C, em 2005, sequer havia uma quarta divisão nacional.

Agora, com a vaga garantida, a briga é pelo título. O Itabaiana enfrentará o Retrô, de Pernambuco, na semifinal. Do outro lado da chave, Maringá e Anápolis disputam um lugar na final.

Compartilhe