O programa “Galvão e Amigos”, na TV Bandeirantes, tornou-se palco de um debate ideológico recorrente sobre os rumos do futebol brasileiro. Nessa segunda-feira (3/11), Vanderlei Luxemburgo e Walter Casagrande voltaram a discordar veementemente, desta vez sobre o italiano Carlo Ancelotti na Seleção.
O estopim da nova discussão foi a análise sobre a necessidade de um treinador estrangeiro no comando do Brasil. Luxemburgo, visivelmente exaltado, interpretou um comentário de Casagrande como ataque direto à classe dos treinadores nacionais.
“Eu acho que é um desrespeito muito grande aos técnicos brasileiros. Porque nós sempre fomos campeões com os técnicos brasileiros”, iniciou Luxa.
“Nós somos cinco vezes campeões com treinadores brasileiros. Não concordo, cara. Você tem que valorizar o técnico brasileiro. Você desvalorizar o técnico brasileiro é um pouco demais”.
Vanderlei Luxemburgo, comentarista do programa “Galvão e Amigos”
Luxa x Casagrande
A tensão entre Luxemburgo e Casagrande não é novidade. O debate é um desdobramento direto do confronto ocorrido há uma semana.
Na ocasião, o pivô foi o técnico português Leonardo Jardim, do Cruzeiro, que desabafou sobre a má gestão e os erros de arbitragem no Brasil.
Luxemburgo, em forte posicionamento, criticou Jardim por “desvalorizar” o país que o acolheu. Casagrande, por outro lado, defendeu o técnico do Cruzeiro. Ele validou as críticas de Jardim, apontando falhas estruturais do futebol brasileiro, como a arbitragem, e comparando-a com ligas superiores.
“Na Inglaterra não acontece. Na Espanha não acontece”, pontuou Casagrande na semana passada.
Seleção Brasileira
O embate entre Luxemburgo e Casagrande sobre a “desvalorização” dos técnicos brasileiros ocorre justamente quando o comandante estrangeiro da Seleção Brasileira demonstra olhar atento ao campeonato local.
Carlo Ancelotti divulgou nessa segunda-feira a convocação para os últimos amistosos do ano, contra Senegal e Tunísia.
O italiano chamou sete jogadores que atuam no Campeonato Brasileiro, incluindo atletas de Cruzeiro, Corinthians, Bahia, Vasco, Flamengo e Palmeiras.