É bronze para o Brasil! O curitibano Augusto Akio, de 23 anos, fechou a participação brasileira no skate park no pódio. Nesta quarta-feira (7/8), ‘Japinha’ encantou a Arena La Concorde 4 e ficou em terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O ouro ficou com o australiano Keegan Palmer, que já havia sido campeão olímpico em Tóquio 2020. A prata foi do estadunidense Tom Schaar.
O Brasil teve outros dois skatistas na final. Prata no Japão, Pedro Barros terminou em quarto lugar. Luigi Cini ficou em sétimo.
Redenção do malabarista
A história da medalha brasileira nesta quarta poderia ter terminado de forma bem diferente. Akio quase não se classificou à final – terminou a classificatória na oitava posição, e só avançam oito à decisão.
Concentrou-se novamente e fez melhor na final. Ele, que havia conseguido 88.98 na classificatória, buscou um 91.85 na decisão. E justamente na última tentativa – nas duas anteriores, caiu do skate.
Japinha comemorou ao seu estilo: fazendo malabarismo. O skatista usa os equipamentos desde 2021 por interessantes motivos: além de divertir, é forma de aprimorar o raciocínio, a concentração e reduzir a ansiedade.
Classificação final do skate park
- Keegan Palmer (Austrália) – 93.11
- Tom Schaar (EUA) – 92.23
- Augusto Akio (Brasil) – 91.85
- Pedro Barros (Brasil) – 91.65
- Tate Carew (EUA) – 91.17
- Alex Sorgente (Itália) – 84.26
- Luigi Cini (Brasil) – 76.89
- Keefer Wilson (Austrália) – 58.36
Brasileiros dominam lista de finalistas
Em Paris, o Brasil repetiu um feito que havia alcançado em Tóquio três anos antes. O país dominou a lista de finalistas no skate park masculino nos Jogos Olímpicos.
Pedro Barros (que conquistaria a prata), Luiz Francisco e Pedro Quintas representaram o Brasil na decisão no Japão. Nesta quarta-feira, a repetição do feito: Augusto Akio (oitavo), Luigi Cini (sétimo) e, novamente, Pedro Barros (sexto) avançaram à final entre os oito melhores skatistas.
EUA e Austrália mandaram dois atletas cada um. A Itália teve um representante.
Resultados da classificatória
- Keegan Palmer (Austrália) – 93.78
- Tom Schaar (EUA) – 92.05
- Alex Sorgente (Itália) – 91.14
- Tate Carew (EUA) – 90.42
- Keefer Wilson (Austrália) – 90.10
- Pedro Barros (Brasil) – 89.24
- Luigi Cini (Brasil) – 89.10
- Augusto Akio (Brasil) – 88.98