JOGOS OLÍMPICOS

Rayssa Leal conta bastidores do nervosismo em Paris 2024: ‘Acho que não falei abertamente’

Antes da conquista do bronze no skate street feminino na Olimpíada de Paris 2024, Rayssa demonstrou nervosismo
Foto do autor
Compartilhe

A skatista brasileira Rayssa Leal, medalhista de bronze na Olimpíada de Paris 2024, usou as redes sociais para contar bastidores do nervosismo durante a competição. Nessa segunda-feira (26/8), ela relatou a experiência para os seguidores pela primeira vez.

Durante os Jogos Olímpicos, a brasileira se viu dominada pela ansiedade. Teve que respirar fundo, rezar, e se concentrar para, na última manobra, conquistar sua segunda medalha olímpica. Rayssa, de 16 anos, conquistou a prata na Olimpíada de Tóquio 2021.

“Acho que não falei abertamente aqui sobre a Olimpíada, minha experiência competindo e a diferença de Tóquio e Paris. Meus amigos, foi o campeonato que mais fiquei nervosa na face da terra. E não entendi porque ficava tão nervosa. Hoje entendo, mas antes ficava: ‘Meu Deus, é só andar de skate’. E eu não colocava isso na cabeça”, contou.

Queria a medalha de ouro e, quando errei as primeiras linhas, fiquei triste. Falei: ‘Não vai dar certo’, mas esqueci que tinha o segundo e o terceiro lugar. Por isso que é bom ter um time, uma família pra te apoiar nesses momentos de desespero. Pedi a Deus sabedoria e calma, porque estava muito nervosa

Rayssa Leal

Rayssa começou atrás na final do skate street feminino e buscou o pódio olímpico na última manobra. Na etapa anterior, ela também demonstrou nervosismo, se classificando com a sétima nota geral.

“Na final, estava aérea, cansada. Tinha errado duas linhas e falava: ‘Cara, não vai dar certo’. Aí tem uma cena do Felipe me puxando pelo capacete e falando: ‘Vamos levantar a cabeça, e fazer acontecer. A gente consegue. O jogo só acaba quando termina'”, disse.

Felipe Gustavo é o treinador e melhor amigo de Rayssa. Ambos são maranhenses e se conheceram quando ele tinha nove e ela apenas cinco, mas já se destacava no skate.

A medalhista destacou a importância do apoio para se tranquilizar: “Lembro exatamente o jeito que eles falaram pra mim. Me fez perceber que estava competindo minha segunda Olimpíada aos 16 anos. Fazendo mais uma vez história pro Brasil, pra minha carreira, pro skate e pras meninas. Na hora a gente acaba deslizando. Foi um campeonato que me pressionei muito, mas deu tudo certo. Foi muito bonito”.

Conquistas de Rayssa Leal

Rayssa Leal já pode ser considerada umas das skatistas mais vitoriosas de todos os tempos. Veja, a seguir, alguns dos títulos conquistados por ela.

  • Bronze na Olimpíada de Paris, em 2024
  • Prata na Olímpiada de Tóquio, em 2020
  • Ouro nos jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023
  • Ouro na etapa de Sharjah do Mundial de Skate, em 2022
  • Prata na etapa de Tóquio do Mundial de Skate, em 2023
  • Bronze na tapa de Roma do Mundial de Skate, em 2021

Quem é Rayssa Leal?

  • Nome: Jhulia Rayssa Mendes Leal
  • Modalidade: Skate street
  • Data de nascimento: 4/8/2008
  • Local de nascimento: Imperatriz, Maranhão
  • Olimpíadas anteriores: Tóquio 2020
Compartilhe