O ex-jogador e apresentador Neto criticou a punição recebida por Eduardo Bauermann, do Santos, pelo envolvimento em manipulação de jogos do Campeonato Brasileiro de 2022. O zagueiro pegou 12 jogos de suspensão em julgamento em primeira instância no STJD.
A crítica foi feita nesta sexta-feira (2/6), durante o programa Os Donos da Bola, da Band. Na opinião de Neto, Bauermann deveria ter sido banido do futebol.
“O Bauermann tomar 12 jogos? O que isso mostra para as crianças, para as pessoas que querem ser jogadoras de futebol? Que eu posso fazer coisa errada, e vou tomar uma pena mínima. Isso é uma absurdo! Uma vergonha, é vergonhoso! Um país como esse, que não tem lei, que não tem justiça. Esses caras todos, mesmo que tenha sido um cartão amarelo, têm que ser banidos do futebol.”
Neto, apresentador da Band
Julgamento do STJD
Inicialmente, Bauermann responderia pelo artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). “Atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende”. Porém, a auditora Adriane Hassen, relatora do processo, sugeriu a desqualificação para o artigo 258. “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”.
Assim, o ex-zagueiro de Internacional, Paraná e América-MG levou seis jogos de suspensão por cada um dos eventos que combinou levar cartão amarelo, totalizando 12 partidas.
Eduardo Bauermann seguirá afastado do Santos, uma vez que o processo corre também na Justiça Comum. Na esfera esportiva, tanto o atleta quanto a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) poderão recorrer da decisão.