Por Gazeta Esportiva
O São Paulo venceu o Goiás de virada, por 2 a 1, na noite deste sábado, no Morumbi, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Maguinho abriu o placar para os visitantes, mas a equipe comandada por Dorival Júnior reagiu graças aos gols de Pablo Maia e David, que retornou de lesão e garantiu o triunfo nos acréscimos do segundo tempo.
Com o resultado, o Tricolor entrou no G4 do Campeonato Brasileiro, grupo que garante vaga direta na próxima edição da Copa Libertadores. O São Paulo foi a campo dependendo apenas de si para figurar entre os quatro primeiros colocados e, apesar de ter sofrido no primeiro tempo, conseguiu cumprir a missão, dormindo no terceiro lugar da tabela.
O São Paulo volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, quando recebe o Sport, às 19h30 (de Brasília), no Morumbi, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor pode até perder por um gol de diferença que, ainda assim, avançará de fase, já que venceu na ida, em Recife, por 2 a 0. Um triunfo do Leão por dois gols de diferença levará a decisão para os pênaltis.
Goiás sai na frente
O São Paulo começou o jogo ligado e aparentando que não teria dificuldades para sair na frente. Logo nos primeiros minutos Luciano assustou o goleiro do Goiás batendo da entrada da área, mas mandou para fora. Depois, foi a vez de Caio Paulista fazer linda jogada individual pela esquerda, passando no meio de dois marcadores, invadindo a área e batendo forte, mas Tadeu fez a defesa.
Aos poucos, o Goiás foi mostrando que também tinha repertório. Primeiro com Matheus Peixoto, que cabeceou da entrada da área, tirando tinta da trave de Rafael. Posteriormente, porém, os visitantes foram mais felizes. Aos 28 minutos, Maguinho recebeu cruzamento de Dieguinho nas costas de Beraldo e cabeceou certeiro, sem chances para o goleiro do São Paulo, abrindo o placar para o Esmeraldino.
E o Goiás só não ampliou a vantagem pouco depois porque Bruno Melo viu Rafael fazer uma defesaça após seu cabeceio, espalmando praticamente em cima da linha. Logo na sequência, o São Paulo respondeu com Caio Paulista, que saiu costurando na entrada da área e bateu firme, porém, Tadeu sequer deu rebote. Luciano ainda também teve uma chance antes do intervalo, ficando com a sobra depois do escanteio e batendo de primeira, sem deixar a bola cair no chão, mas novamente o goleiro do Goiás apareceu bem.
São Paulo reage
Precisando correr atrás do prejuízo, o São Paulo foi com tudo para cima do Goiás no segundo tempo e não demorou para conseguir o empate. Aos 12 minutos Pablo Maia recebeu na entrada da área e bateu forte, contando com o desvio na defesa adversária para vencer o goleiro Tadeu, que ainda encostou na bola, mas não conseguiu evitar o gol tricolor.
Pouco depois o São Paulo quase virou o jogo. Caio Paulista recebeu pela esquerda, saiu em velocidade, driblou o marcador e rolou para trás, encontrando Luciano, que bateu de primeira, no contrapé de Tadeu, carimbando a trave. O Goiás, por sua vez, não estava disposto a perder pontos no Morumbi e também agrediu o rival. Aos 21 minutos, Willian Oliveira completou de cabeça a cobrança de escanteio no primeiro pau, mas Rafael fez outra grande defesa para salvar o Tricolor.
Só que o domínio do jogo no segundo tempo era realmente do São Paulo. Cinco mintuos depois de quase sofrerem o segundo gol do Goiás, os donos da casa também estiveram muito próximos de ir às redes pela segunda vez com Caio Paulista, que recebeu pela esquerda, levou para o meio e bateu buscando o ângulo, mandando rente à trave.
Gol impedido e virada
Já na reta final da partida, mais precisamente aos 38 minutos, Wellington Rato levantou na área, na medida para Marcos Paulo cabecear para o fundo das redes, levando a torcida à loucura, mas, após revisão do VAR, o árbitro marcou impedimento do meia-atacante são-paulino.
De tanto insistir, o São Paulo acabou premiado com o gol da vitória nos acréscimos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio de Rato, a defesa do Goiás falhou ao tentar afastar a bola de cabeça, e ela sobrou para David, que bateu forte para estufar as redes e garantir o triunfo tricolor de virada em seu primeiro jogo após a lesão no joelho direito sofrida no dia 15 de abril.
SÃO PAULO 2 x 1 GOIÁS
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Diego Costa), Alan Franco, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabriel Neves (Michel Araújo) e Alisson (David); Marcos Paulo (Rodriguinho), Luciano (Wellington Rato) e Calleri.
Técnico: Dorival Júnior.
GOIÁS: Tadeu; Bruno Santos, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander (Hugo); Willian Oliveira, Dieguinho (Fellipe Bastos) e Maguinho; Matheus Peixoto (Gabriel Novaes), Alesson (Diego Gonçalves) e Palacios (Apodi).
Técnico: Emerson Ávila.
- Local: Morumbi, em São Paulo
- Data: 27/5/22
- Motivo: oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Árbitro: Rafael Klein (RS)
- Assistentes: Nailton de Sousa Oliveira (Fifa/CE) e Maurício Penna (RS)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)