Por Gazeta Press
O Santos está em uma situação muito delicada na Copa Sul-Americana. Na noite desta terça-feira, o Peixe perdeu por 2 a 1 para o Newell’s Old Boys, em plena Vila Belmiro, pela quinta rodada da fase de grupos do torneio. Sforza e Portillo marcaram para os argentinos, enquanto Marcos Leonardo, que está de volta após defender a Seleção no Mundial sub-20, descontou.
Com o resultado, o Alvinegro Praiano está na terceira colocação do grupo E, com quatro pontos, três a manos que o Audax Italiano. Os argentinos seguem na liderança, agora com 15.
Desta forma, a equipe do técnico Odair Hellmann pode ser eliminada da competição ainda nesta quarta-feira, caso o Audax Italiano pontue contra o Blooming, fora de casa. Os brasileiros só se mantêm vivos se os chilenos perderem para os bolivianos.
O Santos muda o seu foco agora para o Campeonato Brasileiro. No sábado, às 16 horas (de Brasília), o time visita o Coritiba, pela 10ª rodada do torneio. Já o último desafio pela Sul-Americana será no dia 29 de junho, contra o Blooming, na Vila Belmiro, às 19 horas.
O jogo
Empurrados pelo bom número de argentinos que compareceram na Vila Belmiro, os visitantes começaram a primeira etapa tentando partir para cima. Com quatro minutos, Recalde recebeu em profundidade, driblou João Paulo e, mesmo sem ângulo, tentou o chute. Luiz Felipe apareceu em cima da linha para afastar.
Com o susto, os mandantes acordaram. Aos sete, Lucas Lima teve boa chance em cobrança de falta. O meia tentou o chute no canto do goleiro, que foi bem e defendeu.
A partir de então, no entanto, o Peixe enfrentou dificuldades para ser perigoso. A equipe errou muitos passes na construção das jogadas e, assim, ficou distante da meta adversária.
Do outro lado, o Newell’s voltou ao ataque aos 31. Ferreira recebeu bom cruzamento na área e cabeceou para a defesa de João Paulo. Na sequência, Aguirre foi acionado na grande área e soltou o pé, mas acertou a rede pelo lado de fora. Já aos 37, Ferreira bateu falta com veneno e obrigou o goleiro alvinegro a trabalhar.
Com o relógio marcando 42 minutos, João Paulo brilhou. Em mais uma cobrança de tiro livre do meia argentino, o arqueiro precisou voar para evitar que a bola entrasse no seu ângulo esquerdo.
Depois de tanto martelar, o Newell’s conseguiu abrir o placar aos 46 minutos. Depois de cobrança de escanteio, Sforza ficou com a posse no meio da área, cortou a marcação e arrematou firme para balançar as redes.
2º tempo
Na volta do intervalo, o Santos tentou partir um pouco mais para o ataque. Com quatro minutos, Soteldo arriscou em cobrança de falta da intermediária e parou em defesa de Hoyos. Instantes depois, o camisa 10 levantou na área, e Alison cabeceou por cima.
Aos 11 minutos, o jogo precisou ser paralisado por uma queda na energia no estádio. A bola parou de rolar por oito minutos. Com a situação normalizada, o Santos tentou buscar o empate em mais um tiro livre. Soteldo levantou na área, e Mendoza testou para fora.
Já aos 31, Marcos Leonardo foi derrubado na área após levantamento, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o próprio camisa 9 assumiu a responsabilidade e deixou tudo igual.
Três minutos após o gol, o Newell’s até voltou a ficar na frente, com Aguirre, mas o tento foi anulado após o árbitro revisar o lance no var. Jesús Valenzuela (VEN) identificou impedimento de Sordo, que disputou a bola.
Na reta final, o Santos seguiu pressionando em busca da virada. Aos 47, Maicon subiu mais que todo mundo depois de cobrança de falta e cabeceou pelo alto.
Já aos 51, os visitantes acabaram com a reação santista. Com o relógio marcando 51 minutos, Portillo recebeu pela esquerda, cortou para o meio e mandou no ângulo para decretar a vitória argentina na Vila Belmiro.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 2 NEWELL’S OLD BOYS-ARG
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 6 de junho de 2023 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Antonio Garcia (URU)
Cartões amarelos: Dodi (Santos); Sforza, Mosquera (Newell’s)
GOLS: Marcos Leonardo, aos 34 do 2ºT (Santos); Sforza, aos 46 do 1ºT, Portillo, aos 51 do 2ºT (Newell’s)
SANTOS: João Paulo, Nathan (Ângelo), Luiz Felipe (Maicon), Messias e Lucas Pires (Lucas Barbosa); Alison (Ivonei), Dodi e Lucas Lima; Mendoza (Patati), Marcos Leonardo e Soteldo.
Técnico: Odair Hellmann
NEWELL’S OLD BOYS: Lucas Hoyos; Jherson Mosquera, Ortiz, Willer Ditta e Pitton (Martino); Juan Sforza, Iván Gómez e Cristian Ferreira; Aguirre, Jorge Recalde (Reasco) e Ramiro Sordo.
Técnico: Gabriel Heinze