BH STOCK FESTIVAL

Stock Car em BH: evento tem Felipe Massa, filho de Galvão Bueno e outras personalidades

Cerimônia nesta quarta-feira (6/3) marcou o lançamento oficial do BH Stock Festival, que integrará o calendário da Stock Car a partir de 2024
Foto do autor
Compartilhe

O Palácio das Mangabeiras recebeu nesta quarta-feira (6/3) o evento de lançamento do BH Stock Festival, que integrará o calendário da Stock Car de 2024 a 2028. Entre os dias 15 e 18 de agosto deste ano, Belo Horizonte sediará uma das provas da principal categoria do automobilismo brasileiro.

Várias personalidades marcaram presença no Palácio das Mangabeiras, como o piloto Felipe Massa, vice-campeão de Fórmula 1 em 2008 e desde 2021 na Stock Car, e Cacá Bueno, dono de cinco títulos da modalidade (2006, 2007, 2009, 2011 e 2012).

Cacá, de 47 anos, acumula 37 vitórias, 38 poles positions e 24 voltas mais rápidas em 25 temporadas na Stock Car. Ele é filho de Galvão Bueno, principal nome da narração esportiva na televisão do Brasil.

Sérgio Sette Câmara, ex-presidente do Atlético, também compareceu à cerimônia na condição de organizador pela Speed Seven Participações. O advogado e empresário é um grande entusiasta do automobilismo, pois é pai de Sérgio Sette Câmara Filho, que compete atualmente na Fórmula E e já foi piloto de testes na F-1 da McLaren e da Red Bull Racing.

O encontro que bateu o martelo para a realização da Stock Car em BH teve ainda a presença do prefeito da capital mineira, Fuad Noman. Do lado de fora do Palácio, houve exposição de carros antigos da categoria.

Veja abaixo as fotos do evento

Impressões do circuito

Cacá Bueno analisou o trajeto da pista de rua em BH. “É um momento único e importante. Hoje pude ir com o Massa dar uma volta pelo circuito. Tudo bem que era no sentido contrário, tinha ônibus, trânsito, mas deu para ver que vai ser rápido. Teremos curvas complicadas, longas. Vai ser emocionante. Deu pra ver que tem freadas fortes, curvas travadas, que todo circuito de rua tem, mas com possibilidade de ultrapassagem. Gostei do que vi”.

Felipe Massa também acredita que a etapa de BH será a mais importante da temporada. Ele lembra que o Bahrein passou a ser mais conhecido quando sediou um dos GPs na Fórmula 1. “Logicamente, Belo Horizonte é uma cidade que todo mundo conhece no Brasil. Mas para a cidade é muito importante uma corrida como essa. Vai ser um fim de semana histórico, em agosto, para a Stock Car e para a cidade também.”

Stock Car em BH

A corrida da Stock Car em BH será realizada no entorno do Mineirão, passando pelas avenidas Coronel Oscar Paschoal, Rei Pelé e Presidente Carlos Luz. Neste último trecho, os carros farão o retorno perto da entrada do bairro Ouro Preto e seguirão o caminho de volta para o Gigante da Pampulha. O circuito terá cerca de 3.200 metros de extensão.

A realização da prova em Belo Horizonte gera polêmica e divide opiniões, especialmente pelo impacto ambiental – 55 árvores foram cortadas nas imediações do Mineirão.

Organizadores da Stock Car defendem que tudo está sendo feito com a aprovação de órgãos ambientais e destacam o impacto positivo no setor de comércio e serviços. Sérgio Sette Câmara garantiu que a prova “vai movimentar mais de R$ 1 bilhão para a cidade” ao longo de cinco anos.

Plantio de árvores

Como medida de contrapartida pela realização da corrida, a Prefeitura de Belo Horizonte prevê o plantio de 688 novas árvores no município – a maioria na Região da Pampulha.

No último fim de semana (2 e 3 de março), a PBH informou que 63 das 688 árvores foram plantadas na Av. Carlos Luz. “O Mineirão, quando foi feito, tirou 808 árvores que foram plantadas no lugar e eu não vi esse movimento. Espero que as pessoas entendam que Belo Horizonte precisa estar no mapa mundial do esporte”, disse o prefeito Fuad Noman.

Outros números

Na semana da Stock Car, a administração de Belo Horizonte estima um número de 17 mil a 34 mil visitantes, além da geração de 1,5 mil a 2 mil empregos diretos. A corrida será transmitida ao vivo para mais de 150 países.

O evento terá um festival gastronômico, shows e uma fan zone com simuladores, roda gigante e equipamentos de realidade virtual.

Stock Car 2024

A Stock Car 2024 começou no dia 3 de março, em Goiânia. O ganhador da corrida sprint foi Rafael Suzuki, enquanto Felipe Batista venceu a prova principal.

O líder do campeonato, por sua vez, é Gabriel Casagrande, detentor dos títulos em 2021 e 2023. O piloto de 29 anos somou 111 pontos – 42 na corrida sprint (4º) e 64 na principal (3º).

Ao todo, a Stock Car terá 12 provas em 2024 – Belo Horizonte sediará a sétima. O campeonato que conta com 28 pilotos e 15 equipes termina em 15 de dezembro.

Sistema de pontuação da Stock Car

A Stock Car distribui pontos para todos os participantes de acordo com a posição final. Quem alcança o primeiro lugar soma 80 na prova principal e 55 na sprint. Já o último colocado contabiliza apenas três pontos na principal e um na sprint. Veja abaixo a configuração para o top 5 de cada prova.

Corrida principal

  • 1º colocado – 80 pontos
  • 2º colocado – 74 pontos
  • 3º colocado – 69 pontos
  • 4º colocado – 64 pontos
  • 5º colocado – 59 pontos

Corrida sprint

  • 1º colocado – 55 pontos
  • 2º colocado – 50 pontos
  • 3º colocado – 46 pontos
  • 4º colocado – 42 pontos
  • 5º colocado – 38 pontos

Com informações de Mariana Costa, Marcos Vieira e Rafael Arruda

Compartilhe