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Stock Car: pilotos elegem circuito de BH o mais desafiador da temporada

Sétima etapa da Stock Car Pro Series será disputada neste domingo (18/8), no entorno do Mineirão, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte
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Belo Horizonte entra, neste domingo (18/8), para a história do automobilismo nacional ao sediar pela primeira vez uma etapa da Stock Car Pro Series. O inédito circuito de rua Toninho da Matta, montado ao redor do Mineirão, na Região da Pampulha, deixou impressão unânime entre os pilotos: trata-se da pista mais desafiadora da temporada de 2024.

A complexidade do traçado e as características únicas do circuito urbano, com 3.113 metros de extensão, foram os principais pontos destacados pelos competidores.

Felipe Massa, por exemplo, chegou a comparar a pista de BH com o GP de Mônaco, da Fórmula 1. O experiente piloto da TMG Racing, terceiro colocado na classificação geral, vai largar em 16º na capital mineira e espera dificuldades na pista. “Largar em 16º numa pista de rua, onde a ultrapassagem já é muito difícil, é complicado. Agora é concentrar para tirar o máximo possível da prova deste domingo”, afirmou.

“A expectativa é não entrar em acidente e conseguir levar o carro para casa até o final. É uma corrida muito difícil, longa, onde a temperatura dos carros é muito alta, então você ter um problema técnico é muito fácil”

Felipe Massa, ex-piloto da Fórmula 1, hoje na Stock Car

Circuito de BH testou limites dos pilotos

Júlio Campos, líder do campeonato, expressou sua empolgação por estar em uma praça inédita para a Stock Car, mas não escondeu que a pista testou os limites de todos os pilotos. “A gente deveria estar em BH há bastante tempo. Os mineiros merecem muito, temos ícones do esporte aqui como o Cristiano e o Toninho da Matta, que leva o nome da pista. A pista é muito desafiadora, na temporada, de longe, é a mais difícil. Basta ver o tanto de carro que bateu nos treinos”, destacou.

 - (foto: Ailton do Vale/EM/D.A Press)
Júlio Campos, da equipe Pole Motorsport, é o líder da Stock Car na temporada de 2024(foto: Ailton do Vale/EM/D.A Press)

Rafael Suzuki, que acumula experiência em outros circuitos de rua, incluindo provas internacionais como o Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3, também afirmou que o traçado exigirá muito dos competidores. “Minha experiência em outros circuitos de rua ajuda muito, mas é uma pista completamente nova, com características únicas. Achei bem difícil, bem desafiadora, margem baixíssima para erros”, avaliou Suzuki, que larga na 10ª posição após o classificatório.

O circuito de BH conta com trechos de freadas bruscas e curvas cegas, elementos que contribuem para o alto grau de dificuldade apontado pelos pilotos. Júlio Campos fez questão de enfatizar o cuidado necessário em trechos específicos: “Eles conseguiram fazer a curva zero, a um e a dois com bastante possibilidade de ultrapassagem. Pessoal vai ter que respeitar quando um cara estiver mais rápido e jogar para ultrapassar. Quem estiver sendo ultrapassado vai ter que respeitar isso, se não vai bater. Vai ser uma bagunça bem bacana para vocês assistirem. Será emocionante!”.

Suzuki também comentou a dificuldade de ultrapassagem, comparando a pista de BH a outras tradicionais do calendário. “É difícil ultrapassar aqui. As retas são curtas, apesar do push na Stock Car, que o piloto aciona e ganha uma potência extra no motor por um período limitado. Os pilotos estão andando em um trilho, num caminho… Quando você vai ultrapassar alguém tem que sair dessa zona de conforto, aí o carro pega sujeira, poeira e o carro perde aderência”, explicou.

 - (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Rafael Suzuki, da TMG Racing, vai largar na 10ª posição neste domingo (18/8), em Belo Horizonte(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

“Numa corrida tudo pode acontecer, mas quem largar lá atrás… É muito mais difícil ultrapassar em BH do que em Interlagos, por exemplo. Não tem como sair do trilho. Quando você tenta uma ultrapassagem o risco de acidente é bem grande. Mas é assim em todo circuito de rua”, completou.

Mesmo após um treino classificatório difícil, que colocou Júlio Campos na 18ª posição do grid, o piloto curitibano mantém a confiança de que Belo Horizonte será palco de uma corrida memorável. “É a maior categoria do nosso país. A pista é muito benfeita no Mineirão, uma mística de estar na Pampulha e muita gente vem assistir. Um espetáculo, evento gigantesco, primeiro ano de muitos”, concluiu.

Primeiro pódio da Stock Car em BH

O piloto paulista Thiago Camilo, de 39 anos, foi o vencedor da emocionante corrida sprint disputada nesse sábado, no circuito de rua Toninho da Matta, no entorno do Mineirão.

O jovem Enzo Elias, de 22 anos, ficou em segundo, e o ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, de 52, cruzou a linha de chegada na terceira colocação.

Novidade na temporada 2024, a corrida sprint tem duração de 30 minutos e uma volta. Já a corrida principal deste domingo a partir das 13h, terá 50 minutos mais uma volta.

Enzo Camilo (branco), Thiago Camilo (amarelo) e Rubens Barrichello (preto) no pódio da corrida sprint em BH
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