Organizadores do BH Stock Festival divulgaram o número de pessoas que compareceram nesse domingo (18/8) ao circuito de rua Toninho da Matta, no entorno do Mineirão. O evento teve no início da tarde a corrida principal da sétima etapa da Stock Car Pro Series e ainda contou com show de Nando Reis na esplanada do Gigante da Pampulha.
Pela primeira vez na história, Belo Horizonte recebeu uma etapa da Stock Car, a maior categoria do automobilismo brasileiro. Participaram da prova famosos pilotos que competiram na Fórmula 1 como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta. Além deles, veteranos da própria competição como Cacá Bueno, Daniel Serra, Thiago Camilo e Ricardo Maurício.
Conforme o evento, aproximadamente 45 mil pessoas acompanharam a prova principal da Stock Car no domingo. O público se acomodou em cinco setores ao longo dos 3.113 metros de extensão da pista: esplanada, arquibancada na avenida Rei Pelé e três camarotes em espaços distintos da pista.
Além da prova principal no domingo, os pilotos participaram de uma corrida sprint – mais curta, com duração de 30 minutos – e do treino clássificatório (ambos no sábado), além dos treinos livres na sexta-feira e do shakedown (primeiro contato do carro com a pista) na quinta. Ao todo, cerca de 75 mil pessoas passaram pelo Mineirão nos quatro dias de evento.
A corrida em BH
O vencedor da prova foi o jovem piloto Felipe Baptista, de 21 anos, da equipe Crown Racing. Ele largou em segundo lugar no grid – atrás apenas de Daniel Serra – e conseguiu uma empolgante ultrapassagem logo na transição da primeira para a segunda volta.
Como a corrida foi marcada por diversas interrupções, com a necessidade da entrada do safety car, Felipe Baptista praticamente administrou a liderança na sequência da prova para garantir a vitória. Ao todo, ele percorreu 25 voltas em 52 minutos. Nelsinho Piquet ficou em segundo, e Cacá Bueno fechou o pódio em terceiro.
Felipe Massa, que assumiu a liderança do campeonato, terminou em nono lugar. Já Rubens Barrichello em 15º.