STOCK CAR

Stock Car em Curvelo: Felipe Baptista destaca mudanças dos sedãs para os novos SUVs

Piloto da CAR Racing KTF, Felipe Baptista analisa como a nova geração de carros transformou a dinâmica da Stock Car e aumentou as disputas na temporada 2025

A Stock Car acelera neste domingo (17/8), em Curvelo, na Região Central de Minas, para a quinta etapa da temporada 2025. Pela primeira vez, o Circuito dos Cristais receberá a categoria com a nova geração de SUVs, que substituiu os tradicionais sedãs.

Diante de tamanha mudança na principal categoria do automobilismo no Brasil, o piloto Felipe Baptista, da CAR Racing KTF, que vai largar em sexto lugar na corrida principal, conversou com No Ataque e analisou as principais mudanças trazidas pelos novos carros.

A transição dos sedãs para SUVs

Para o piloto paulista, de 22 anos, considerado um dos principais talentos da nova geração, a troca foi um divisor de águas na Stock Car. Entre as novidades, ele destaca que os SUVs são mais rápidos que os modelos anteriores, garantindo corridas com disputas intensas e ultrapassagens emocionantes. Em Curvelo, Felipe Baptista vai guiar um Mitsubishi Eclipse Cross.

“Foi uma mudança muito legal, o carro é extremamente divertido de andar, muito rápido, aceita a frenagem tarde, carrega muita velocidade no meio da curva, faz as curvas muito mais rapidamente do que os carros que pilotávamos até o ano passado”, destaca.

“É um carro muito mais divertido. A gente até brinca que agora estamos em um carro de corrida de fato porque o carro do ano passado era muito mais difícil de andar, um carro muito lento e, neste ano, podemos realmente andar no limite”, avalia.

Segundo ele, a adaptação ainda trouxe alguns desafios, mas o ganho é claro para os pilotos.

“Como toda mudança, estamos passando por alguns problemas, mas creio que isso agora vai se resolver e não vamos ter dor de cabeça nenhuma. Com certeza vamos aproveitar esse carro maravilhoso que temos nas mãos para correr em igualdade”.

Diferenças técnicas

Felipe Baptista explica que as principais mudanças nos SUVs da Stock Car em comparação com os sedãs estão no motor e na aerodinâmica.

“O carro tem mais aerodinâmica, então ele consegue fazer as curvas mais rápidas e junto com isso conseguimos frear mais tarde também. Essas duas coisas foram as mudanças mais fortes para nós no estilo de guiar”, ressalta.

“A parte de turbina também. Ano passado tínhamos um motor V8 aspirado e neste ano um quatro cilindros turbo. Muda um pouco a parte da utilização do acelerador, quando você vai acelerar, que marcha você vai fazer uma curva, então você precisa sempre estar atento para usar a melhor faixa de potência do motor”, observa.

‘Agora a gente consegue se jogar’

As novas características, de acordo com Baptista, possibilitam mais vantagens aos pilotos arrojados, que aliam técnica e ousadia.

“Quem está mais confiante com o carro, especialmente o freio, vai conseguir aproveitar mais a parte da frenagem tardia para fazer uma ultrapassagem e algo do tipo. Realmente conseguimos ver como se fossem freadas de fórmula, porque o carro está muito mais tranquilo para poder frear tarde”, salienta.

“No ano passado, se a gente tentasse um pouquinho mais tarde do ponto ideal, vinha travando as rodas traseiras, dianteiras, travava tudo, era difícil de parar se jogando. Agora a gente consegue se jogar para fazer uma ultrapassagem e frear um pouco mais tarde para fazer a curva. É um carro muito mais divertido não só para fazer voltas rápidas, mas também nas disputas”.

Briga pelo título

O piloto também comentou sobre suas chances no campeonato. No ano passado, Baptista terminou a temporada em sexto lugar, atrás de Júlio Campos, Ricardo Zonta, Eduardo Barrichelo, Felipe Massa e Gabriel Casagrande – campeão de 2025.

“Acho que a gente está sim na briga pelo título. Desde a primeira etapa mostramos uma velocidade muito boa. Infelizmente, tivemos alguns problemas que tiram pontos nas corridas principais. Quando temos a oportunidade de pontuar um pouco mais ao longo do fim de semana, temos essas dificuldades. Acredito que a partir do momento que pararmos de ter esses problemas, vamos conseguir pontuar mais e subir na tabela para brigar pelo primeiro lugar”.

O piloto ainda destacou os principais rivais neste início de temporada. “Até o momento é muito difícil dizer quem está mais forte no campeonato. O que conseguimos ver é que a Eurofarma está muito bem com o Gaetano [Di Mauro] e o [Felipe] Fraga. Acredito que devemos ter uma briga entre nós três, o que já está rolando nessas primeiras etapas. Acredito que outros pilotos vão aparecer também”, finaliza.

Onde assistir e horário

A corrida principal da Stock Car no Circuito dos Cristais, em Curvelo, será neste domingo (17/8), a partir de 12h10.

A prova terá transmissão da Band (TV Aberta), SporTV (TV Fechada) e no canal oficial da categoria YouTube.

Compartilhe
Sair da versão mobile