A vitoriosa campanha na etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, fez de Filipe Toledo o primeiro surfista brasileiro a garantir vaga na Olimpíada de Paris, em 2024.
Filipe Toledo entrou na bateria final já com a vaga para os Jogos Olímpicos carimbada, uma vez que apenas um brasileiro poderá alcançá-lo depois do WSL Finals. De quebra, ele venceu a decisão contra o australiano Ethan Ewing e foi campeão da etapa na África do Sul, a nona da temporada.
Três brasileiros ainda estão na briga pela segunda vaga no surfe masculino: João Chianca (4º), Yago Dora (5º) e Gabriel Medina (6º).
No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb já havia confirmado presença na Olimpíada de Paris.
Entre os homens, o italiano Leonardo Fioravanti, o norte-americano Griffin Colapinto e o australiano Ethan Ewing também garantiram vaga olímpica.
Além da classificação pelo Circuito Mundial, o Brasil pode garantir mais uma vaga em Paris’2024 por meio do ISA Games de 2024.
O surfe na Olimpíada será realizado em Teahupo’o, na Polinésia Francesa, a milhares de quilômetros de Paris.
Serão apenas três dias de janela para o evento, entre 27 e 29 de julho de 2024.
Liderança do Mundial
Filipinho chegou a 54,980 pontos na classificação geral do Mundial, abrindo 7.165 pontos em relação ao segundo colocado, o próprio Ethan Ewing, que ultrapassou Griffin Colapinto e chegou a 47.815.
Com o resultado, o brasileiro ficou bem perto de confirmar a liderança no ranking geral e assim ir para o WSL Finals, em setembro, com a vantagem de precisar vencer apenas um adversário para ficar com o título mundial.
Além de Filipe Toledo, Griffin Colapinto e Ethan Ewing já estão classificados para o WSL Finals, restando apenas duas vagas.
Atual campeão mundial, Filipinho consegue a sua terceira vitória na temporada 2023. Ele já havia vencido as etapas de Sunset Beach, no Havaí, e de El Salvador.