SURFE

Brasileira medalhista olímpica interrompe carreira, e Rebeca Andrade reage

Tatiana Weston-Webb gravou um vídeo explicando que tomou a decisão de interromper a carreira no surf até o fim do ano

A surfista brasileira Tatiana Weston-Webb anunciou que vai interromper a carreira profissional no surfe. A ginasta Rebeca Andrade prestou apoio à compatriota.

Nesta quinta-feira (27/3), Tati usou o Instagram para revelar que o cuidado com a saúde psicológica é o motivo da decisão de deixar o surfe profissional até o fim de 2025.

“Identifiquei, em acompanhamento com minha psicóloga, sinais de desgaste emocional e físico que poderiam progredir para o diagnóstico de burnout. Por isso, uma decisão precisou ser tomada e realmente não foi fácil. Decidi, junto com meu time, fazer uma pausa durante o resto deste ano.”

A síndrome de burnout é um distúrbio emocional provocado por estresse crônico durante o trabalho. Entre os sintomas estão o esgotamento físico e exaustão extrema.

De acordo com a surfista, abordar questões psicológicas que afligem atletas e outros profissionais é fundamental: “‘Falar de saúde mental e emocional no esporte é importante para todos nós. Mostrar vulnerabilidade não nos torna menos fortes, pelo contrário: nos torna mais humanos”.

A maior medalhista brasileira, Rebeca Andrade, reforçou o discurso sobre a valorização da saúde mental nos comentários da publicação.

“Cuidar do nosso interior será sempre o mais importante, porque para ser bom pro outro, precisa estar bem para você mesmo!
Que você tenha um ótimo descanso para voltar renovada, Tati!”, publicou, Rebeca.

Tati finalizou a mensagem de vídeo com agradecimentos para a família, amigos, patrocinadores e para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ela ainda afirmou que vai continuar surfando e atualizando os fãs sobre seu dia-a-dia.

Compartilhe