TÊNIS

US Open: Melo cai na estreia nas duplas; Rafael Matos avança

Melo e o australiano John Peers perderam para o finlandês Harri Heliovaara e o britânico Lloyd Glasspool. Rafael Matos avançou na estreia

Compartilhe
google-news-logo

O mineiro Marcelo Melo e o australiano John Peers pararam na estreia do torneio de duplas do US Open, último Grand Slam da temporada 2023, em Nova York, nos Estados Unidos. O finlandês Harri Heliovaara e o britânico Lloyd Glasspool, cabeças de chave número 13, marcaram 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-4), em 1h28min, nesta quarta-feira (30/8).

“Infelizmente não deu por aqui. Eles jogaram muito bem hoje. Aproveitaram já uma chance no primeiro game do primeiro set. Tivemos até dois break-points, mas não conseguimos recuperar. Depois, no segundo set, jogamos duro vários games, tivemos um set point, para voltar quem sabe melhor no terceiro set. E aí eles jogaram bem melhor o tie-break”, disse o brasileiro, ex-número 1 do mundo nas duplas e vencedor em Roland Garros (2015) e Wimbledon (2017).

“É uma dupla que realmente joga muito bem, são jogadores agressivos e hoje souberam aproveitar bem melhor que a gente os momentos importantes”.

Marcelo Melo

No primeiro set, com uma quebra no game inicial, Heliovaara e Glasspool venceram por 6/4. O segundo set não teve breaks, com as duas duplas mantendo os seus serviços até a definição ir para o tie-break. Melo e Peers chegaram a ter um set point, na chance de quebra no 10º game, muito disputado, com vantagens para os dois lados. Mas os adversários salvaram, empataram em 5/5 e, com a igualdade em 6/6, venceram depois no tie-break.

Na edição 2023 do Grand Slam, Melo e Peers disputaram o 13º torneio juntos na temporada. No ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), o mineiro ocupa o 37º lugar, com 2.490 pontos. Peers é o 39º, com 2.430.

Marcelo Melo parte para as mistas

Melo joga pela 17ª vez seguida o torneio. E este ano, além das duplas masculinas, está nas mistas. Ele recebeu o convite da número 1 do mundo no ranking de duplas da WTA, a tcheca Katerina Siniakova, para a parceria no Grand Slam.

Melo e Siniakova estreiam diante da norte-americana Bethanie Mattek-Sands e do britânico Jamie Murray, em data a ser definida.

Rafael Matos avança

Outro brasileiro em quadra nas duplas, o gaúcho Rafael Matos jogou ao lado do português Francisco Cabral e surpreendeu os belgas Sander Gille e Joran Vliegen, cabeças de chave 11 e finalistas de Roland Garros. O placar de 2 sets a 1 foi conquistado de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (7-4) e 6/4, em 2 horas e 30 minutos de partida.

Matos e Cabral encaram na segunda rodada o australiano Thanasi Kokkinakis e o holandês Tallon Griekspoor, que bateram os americanos Adhithya Ganesan e Alexander Frusina com um duplo 6/4 em 1 hora e 13 minutos.

Rafael Matos, de 27 anos, começou o US Open como 48º colocado no ranking de duplas da ATP. Seu melhor resultado em um Grand Slam foi em Roland Garros, em 2022, quando chegou às quartas de final ao lado do espanhol David Vega Hernández.

O brasileiro nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, acumulou premiação de US$ 593 mil na carreira (R$ 2,8 milhões).

Compartilhe
google-news-logo