A dupla formada pela canadense Gabriela Dabrowski, 31, ex-parceira da brasileira Luisa Stefani, e pela neozelandesa Erin Routliffe, 28, é a nova campeã do US Open para a categoria.
Na tarde deste domingo (10) elas bateram a alemã Laura Siegmund, 35, e a russa Vera Zvornaeva, 39, por 2 sets a 0 (7-6 e 6-3).
Em primeiro set muito disputado e longo, que durou uma hora e quinze minutos , Dabrowski e Routliffe venceram no tie-break, por 10 a 8. Elas salvaram dois set points e tiveram outros três à disposição antes de conseguir fechar a parcial.
No segundo set, quebraram três vezes o serviço das adversárias – que conseguiram devolver apenas uma delas – para abrir caminho para uma vitória mais tranquila: 6 a 3.
É o primeiro título de Grand Slam em duplas femininas para as duas. Dabrowski já venceu o Aberto da Austrália (2018) e Roland-Garros (2017) em duplas mistas.
Ex-parceira de Luisa Stefani
Campeã no US Open, Gabriela Dabrowski já competiu ao lado da brasileira Luisa Stefani. Em 2021, as duas ganharam o WTA 1000 de Montreal, no Canadá; o WTA 250 de Chennai, na Índia; e chegaram às semifinais no Grand Slam de Roland Garros. Também ficaram em segundo lugar no WTA 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, em 2022.
Em junho de 2023, a dupla foi desfeita por iniciativa de Luisa Stefani, pouco depois da participação em Roland Garros. A brasileira e a canadense caíram nas oitavas de final no saibro de Paris.
Algozes de brasileiras perdem
Vice-campeãs neste domingo, Siegmund e Zvonareva eliminaram duas brasileiras em sua trajetória rumo à final: Beatriz Haddad Maia, dupla de Victoria Azarenka, da Bielorrússia, nas quartas de final; e Luisa Steffani, ex-parceira de Dabrowski, que competiu ao lado da americana Jennifer Brady na semifinal.