Depois de superar a canadense Leylah Fernandeza e a ucraniana Marta Kostyuk, a brasileira Bia Haddad Maia tem um novo desafio no WTA 500 de San Diego. Nas quartas de final, a número 20 do ranking mundial vai encarar a tcheca Barbora Krejcikova. O confronto será nesta quinta-feira (14/9), a partir das 21h30 (horário de Brasília).
Quem é Barbora Krejcikova?
Nascida em Brno, na República Tcheca, no dia 18 de dezembro de 1995, Barbora Krejcikova, de 27 anos, figura na 13ª colocação do ranking mundial. Ela tem seis títulos de simples e 17 de duplas no WTA, incluindo um Grand Slam em cada modalidade.
Krejcikova começou a jogar tênis quando tinha apenas 6 anos de idade. Hoje ela é uma das poucas jogadoras ativas que possuem um título de Grand Slam em todas as três modalidades: simples, duplas e duplas mistas. As outras três mulheres que fizeram isso são Serena Williams, Venus Williams e Samatha Stosur.
Esse sucesso a ajudou a conseguir muitos negócios. Ela é uma das tenistas mais famosas do mundo. O prêmio em dinheiro de sua carreira na temporada de 2023 foi de mais de US$ 8,5 milhões. Isso, junto com seus vários patrocinadores,, elevou seu patrimônio líquido a cerca de US$ 15 milhões.
Roland Garros e Ouro em Tokyo
A maior conquista de Krejcikova ocorreu em 2021, quando superou a russa Anastasia Pavlyuchenkova na final de Roland Garros. Ainda no Aberto da França, no mesmo ano, ela também venceu nas duplas ao lado de Katerina Siniakova.
Outro título importantíssimo na carreira de Krejcikova foi a medalha de ouro, novamente ao lado de Katerina Siniakova, nos Jogos Olímpicos de Tokyo, em 2020.
A melhor classificação de Barbora Krejcikova no ranking mundial foi a segunda posição, alcançada em 28 de fevereiro de 2022. Naquele mesmo ano, em 22 de outubro, ela se tornou a número 1 do mundo em duplas.