TÊNIS

Tênis: quem é Caroline Garcia? Conheça a próxima adversária de Bia Haddad

Tenista francesa é a última campeã do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores atletas do mundo
Foto do autor
Compartilhe

O jogo decisivo está próximo! Nesta sexta-feira (27/10), a partir das 4h (horário de Brasília) as tenistas Bia Haddad Maia e Caroline Garcia vão se enfrentar na última rodada do grupo Camellia do Elite Trophy, em Zhuhai, na China. Quem vencer a partida vai para a semifinal do torneio, uma vez que as duas triunfaram diante da americana Madison Keys. Cada grupo é composto por três atletas e apenas a melhor se classifica.

Quem é Caroline Garcia?

A francesa Caroline Garcia, de 30 anos, nasceu em Saint-Germain-en-Laye no dia 16 de outubro de 1993. Hoje a tenista figura na 20ª colocação do ranking WTA no simples e na 88ª posição nas duplas.

Curiosamente, Caroline Garcia é a campeã de 2022 do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores atletas do mundo no fim da temporada. O Elite Trophy, que a francesa disputa neste ano, é uma espécie de segundo escalão do Finals.

No ano passado, a francesa conquistou o título ao bater a bielorrussa Aryna Sabalenka, atual número um do mundo, na decisão em Forth Worth, no Texas.

Abençoada com uma técnica clássica e um jogo sólido e versátil, Caroline Garcia oscilou entre os 10 primeiros do ranking de simples por um tempo e ainda espera-se que lute pelos grandes títulos nos próximos anos. Ela já é campeã do Grand Slam em duplas, tendo vencido o Aberto da França de 2016 com Kristina Mladenovic.

Carreira

Caroline Garcia começou a jogar tênis aos cinco anos e foi treinada pelo próprio pai.

A francesa causou grande impacto nos Grand Slams quando tinha apenas 17 anos, ganhando uma vantagem de 6-3 e 4-1 contra Maria Sharapova no Aberto da França de 2011. Embora tenha perdido aquela partida, ela mostrou suas habilidades de arremesso o suficiente para levar Andy Murray a dizer que algum dia seria a número 1 do mundo.

Embora esse dia ainda não tenha chegado, não há dúvidas de que Garcia construiu uma carreira impressionante. Em 2017, ela conquistou títulos consecutivos na Ásia, triunfando em Wuhan e Pequim, garantindo a primeira qualificação para as finais do WTA que encerram o ano. Ela também criou uma parceria de duplas de muito sucesso com Kristina Mladenovic, ganhando com ela o título de duplas do Aberto da França de 2016.

Desde então, Garcia e Mladenovic se separaram, até mesmo se envolvendo em uma briga pública por causa da separação. Garcia queria se concentrar mais nos singles, mas Mladenovic disse à mídia que não estava satisfeita com a forma como Garcia encerrou a parceria sem avisar.

Mesmo assim, Garcia continua a cativar a mídia francesa por causa de seu jogo versátil e continua sendo uma das maiores esperanças de um campeão local de simples em Roland Garros.

Compartilhe