De férias na Bahia, a tenista Bia Haddad Maia teve uma temporada de grandes feitos e conquistas em 2023. Em junho, ela se consagrou como a primeira brasileira a alcançar uma semifinal de Roland Garros na Era Aberta do Tênis (a partir de 1968). A campanha na França ainda rendeu a décima posição no ranking WTA (Associação de Tênis Feminino). Dessa forma, a paulistana, de 27 anos, se tornou a primeira atleta tupiniquim na história do esporte a figurar no top 10. Quando o assunto é título, Bia ganhou neste ano o WTA Elite Trophy no simples e nas duplas, torneio disputado na China, em outubro.
Com um ano vitorioso, Bia Haddad voltou a despertar o interesse de muitos brasileiros no esporte. Aqueles torcedores que já a acompanhavam, no entanto, sabem há mais tempo do potencial da tenista. Em 2022, por exemplo, ela bateu ninguém menos que a número 1 do ranking, a polonesa Iga Swiatek, no WTA de Toronto.
O que esperar de Bia Haddad em 2024?
Além de buscar o título de um Grand Slam (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon ou US Open), Bia Haddad espera disputar os Jogos Olímpicos em Paris. Para isso, a tenista precisa pontuar bem nas competições da nova temporada. Isso porque a maior parte das vagas do tênis na Olimpíada é definida pelo ranking da WTA até o dia seguinte à final do Aberto da França.
“Para mim, [disputar os Jogos] é um sonho também. Nunca participei, mas cresci no Brasil e a gente valoriza muito as Olimpíadas. Às vezes acham que a gente no tênis não valoriza tanto, mas para mim com certeza é um sonho”, contou Bia durante entrevista coletiva em São Paulo, em 19 de julho.
“Claro que temos um sistema de ranking de pontos em que muita coisa pode acontecer. Mas meu primeiro objetivo é estar saudável, ter a oportunidade de jogar e ir bem nas semanas para poder me classificar”, acrescentou.
Primeiro jogo de Bia na temporada
O primeiro desafio de Bia Haddad na temporada será na United Cup, competição mista por equipes que será disputada na Austrália, em Perth e em Sidney, entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro. A paulistana representará o time Brasil ao lado de Marcelo Melo, Thiago Wild, Felipe Meligeni e Carolina Meligeni. O país está no Grupo A e enfrentará a Espanha e a Polônia.
A estreia da equipe nacional está programada para o primeiro dia da competição (dia 29 na Austrália, 28 no Brasil) contra a Espanha, em Perth. Thiago Wild vai abrir o confronto que será disputado a partir das 23h (horário de Brasília). Ele enfrentará Alejandro Fokina. Em seguida, Bia Haddad Maia encara Sara Sorribes Tormo (número 33 do ranking WTA).