A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) divulgou nesta terça-feira (23/1) a lista completa de jogadores que disputarão a décima edição do Rio Open. Carlos Alcaraz, o número 2 do mundo, Cameron Norrie, atual campeão do torneio, Marin Cilic, Arthur Fils e Stanislas Wawrinka são alguns dos destaques confirmados na competição, que será disputada entre os dias 17 a 25 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Liderando a lista, Alcaraz disputará a sua quarta edição do Rio Open. O espanhol fez a sua estreia no torneio em 2020, quando figurava na 406ª colocação e era apontado como uma das futuras promessas do tênis. Em 2022, Alcaraz voltou ao Rio como o 29º do ranking e conquistou o maior título da sua carreira até então, se tornando o jogador mais jovem a vencer um ATP 500.
No ano seguinte, em 2023, o espanhol fez mais uma grande campanha no torneio, e ficou como vice-campeão da edição. Além disso, Alcaraz é campeão de dois Grand Slams (US Open 2022 e Wimbledon 2023) com apenas 20 anos de idade.
Quem também retorna ao Rio Open é o britânico Cameron Norrie, o atual campeão do torneio. Número 22 do mundo, o tenista é dono de cinco títulos do nível ATP e marcou a sua história no Rio Open. Na última edição do torneio, ele conheceu a cidade do Rio de Janeiro e ficou emocionado durante visita à Rocinha. Norrie vai em busca do bicampeonato, algo que jamais foi feito na história do campeonato.
Outro nome que volta a disputar o maior torneio de tênis da América do Sul é o croata Marin Cilic. Conhecido pelos seus golpes potentes e com um dos melhores saques do circuito, Cilic é campeão de 20 títulos de ATP, incluindo a conquista do US Open em 2014. O croata disputa o Rio Open pela segunda vez em sua carreira, com a primeira tendo sido na edição de 2018.
Novidades no torneio
As novidades ficam por conta de Stanislas Wawrinka e Arthur Fils. Wawrinka é um dos maiores vencedores de Grand Slam da geração atual, tendo conquistado três títulos do nível. Campeão no Australian Open 2014 contra Rafael Nadal e em Roland Garros (2015) e no US Open (2016) contra Novak Djokovic, o suíço soma cinco vitórias contra tenistas número 1 do mundo em Grand Slams.
O hall de troféus de Wawrinka conta com 16 títulos em simples e três nas duplas, incluindo a medalha de ouro olímpica em Pequim 2008 ao lado de Roger Federer.
Arthur Fils é um dos grandes nomes da nova geração e com apenas 19 anos já ocupa a 34ª colocação do ranking. O tenista iniciou o ano de 2023 na 252ª posição e subiu com grandes campanhas, como a conquista do challenger de Oeiras e do seu primeiro ATP da carreira, em Lyon.
Os brasileiros no Rio Open
A décima edição do Rio Open também já tem garantida dois brasileiros diretamente na chave principal. Thiago Wild, número 77º, entrou diretamente na chave, enquanto Gustavo Heide, o campeão da Maria Esther Bueno Cup, é dono de um dos três convites na chave. Outros dois convites serão distribuídos pelo torneio futuramente.
“Estamos muito felizes com essa lista para os 10 anos do Rio Open. É muito especial ter, pelo quarto ano, o Alcaraz conosco, o grande nome do circuito atualmente e que todo mundo quer ver. Vamos ter o Norrie também, nosso atual campeão, podendo ter uma reedição da final de 2023 e um outro grande nome que volta que é o Cilic. É uma chave com muitas novidades, como o Wawrinka e o Fils e pelo Brasil, o Thiago Wild que ganhou a primeira edição da MEB CUP e esse ano entra por mérito próprio. Uma mistura de estilos de jogos e de personalidades para todos os fãs e que promete trazer muita emoção para a 10ª edição”, declarou Luiz Carvalho, diretor do Rio Open.
Regulamento
A chave de simples do Rio Open 2024 contará com 32 vagas, sendo 23 classificações diretas através do ranking dos tenistas. Três convites da organização e mais um, reservado para solicitação de tenistas da lista A+ da ATP, também integram a conta. Outros quatro tenistas virão do qualifying, que será disputado nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.
Por último, uma vaga faz parte do special exempt, reservado para tenistas que não puderem disputar o qualifying por estarem em ação em outro torneio. Caso não precisem ser usadas, as vagas do special exempt e do convite da lista A+ virarão vagas para classificação direta.
Veja a lista completa:
- Carlos Alcaraz (ESP) – 2º
- Nicolas Jarry (CHI) – 18º
- Francisco Cerundolo (ARG) – 21º
- Marin Cilic (CRO) – 21º (ranking protegido)
- Cameron Norrie (GBR) – 22º
- Sebastian Baez (ARG) – 29º
- Tomas Martin Etcheverry (ARG) – 32º
- Laslo Djere (SRB) – 33º
- Arthur Fils (FRA) – 34º
- Sebastian Ofner (AUT) – 37º
- Alejandro Tabilo (CHI) – 49º
- Daniel Altmaier (GER) – 50º
- Dusan Lajovic (SRB) – 51º
- Yannick Hanfmann (GER) – 52º
- Stan Wawrinka (SUI) – 56º
- Roberto Carballes Baena (ESP) – 63º
- Pedro Cachin (ARG) – 74º
- Thiago Wild (BRA) – 77º
- Bernabe Zapata Miralles (ESP) – 78º
- Juan Pablo Varillas (PER) – 81º
- Jaume Munar (ESP) – 82º
- Federico Coria (ARG) – 84º
- Albert Ramos-Vinolas (ESP) – 85º
- WC – Gustavo Heide (BRA)
Os campeões do Rio Open:
- 2014 – Rafael Nadal (ESP)
- 2015 – David Ferrer (ESP)
- 2016 – Pablo Cuevas (URU)
- 2017 – Dominic Thiem (AUT)
- 2018 – Diego Schwartzman (ARG)
- 2019 – Laslo Djere (SRB)
- 2020 – Cristian Garin (CHI)
- 2022 – Carlos Alcaraz (ESP)
- 2023 – Cameron Norrie (GBR)