TÊNIS

Tenista ex-número 4 do mundo abandona temporada: “Lutei contra a depressão”

Atleta comunicou nas redes sociais que vai se afastar do tênis pelo resto da temporada e revelou que tem crises de ansiedade e ataques de pânico
Foto do autor
Compartilhe

A tenista francesa Caroline Garcia, de 30 anos, usou as redes sociais, nesta sexta-feira (27/9), para desabafar sobre problemas físicos e psicológicos que tem enfrentado.

Em publicações no X, antigo Twitter, ela anunciou que vai abandonar a temporada e só voltará a competir em 2025.

“Fisicamente, eu estive empurrando meu ombro para o limite, tentando me recuperar enquanto competia. Não está funcionado. Eu preciso de mais tempo para me recuperar da forma certa”, inicia.

“Mentalmente, preciso de um recomeço. Preciso ficar fora do constante peso do tênis”, conta.

“Estou esgotada por causa da ansiedade, dos ataques de pânico, das lágrimas antes das partidas. Cansada de perder momentos com a família e nunca ter um lugar para chamar de casa. Estou cansada de viver em um mundo em que meu valor é mensurado pelos resultados da última semana, meu ranking, ou meus erros não intencionais”, afirma.

“Ultimamente tenho me sentido sobrecarregada em quadra. Lutei contra a depressão, me fechei em mim mesma, me senti encurralado em quadra. Ganhar não trazia satisfação, apenas alívio que havia terminado”, desabafa.

“Na minha cabeça, fiquei presa no que não conquistei. Eu nunca consegui ser número um, nunca venci um Slam (individual), nunca cheguei em um pódio olímpico. Eu tenho sido inconsistente, incapaz de permanecer no top 10 por um ano completo”, adiciona.

“Estou escolhendo dar um passo para trás. Estou tirando algumas semanas para recarregar e então eu vou começar a me preparar para o começo de 2025. Ficando pronta fisicamente, mentalmente, e taticamente”, finaliza.

Carreira de Caroline Garcia

A atleta chegou a ser a número 4 do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA) em 2022 e é uma das principais tenistas do planeta. Nesse ano, ela venceu o WTA Finals e chegou na semifinal do US Open.

Em 2024, ela está na 36° colocação do Ranking e não venceu nenhum dos torneios que disputou. O campeonato mais recente que a tenista participou foi o Guadalajara Open, no México. Nessa competição, realizada em setembro, ela foi eliminada na semifinal.

Compartilhe