Expoente do Brasil no tênis, Bia Haddad está, momentaneamente, de volta ao top 10 mundial. Ela alcançou a 10ª colocação do ranking na madrugada desta segunda-feira (7/10), após vencer por 2 sets a zero (parciais de 7/6 e 62) a estadunidense Madison Keys, na partida de estreia no WTA 1000 de Wuhan, na China.
O resultado serviu como revanche para a brasileira: Keys foi a responsável por eliminá-la do último torneio que disputou, o WTA 100 de Pequim, na segunda rodada, com vitória por 2 sets a 0 (duplo 6/3), há exatamente uma semana (30/9).
A estadunidense chegou até as oitavas de final do torneio na capital chinesa, fase em que foi eleminada pela russa Aryna Sabalenka, atual número 2 do mundo. Com o bom desempenho em Pequim, Madison subiu do 24º para o 20º lugar no ranking WTA.
Retorno momentâneo de Bia ao top 10
A atualização definitiva do ranking WTA só será divulgada ao final da competição disputada em Wuhan. Assim, Bia, que tem 3041 pontos, depende de resultados de outras tenistas para consolidar a subida para o top 10.
Haddad alcançou a 10ª colocação pela primeira – e única – vez em junho de 2023. Caso se mantenha em 10º, ela terá subido duas posições – antes da vitória sobre Madison Keys, a paulista ocupava o 12º lugar.