TÊNIS

Tênis: brasileiro de 18 anos vence e ultrapassa Nadal no ranking da ATP

Um dos maiores tenistas da história, Rafael Nadal está próximo da aposentadoria e foi ultrapassado por jovem brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

O fim de carreira de uma lenda do tênis é simultâneo ao início de trajetória da principal promessa brasileira no esporte. E o jovem de 18 anos deixou o experiente atleta de 38 anos para trás no ranking da ATP nesta terça-feira (22/10). João Fonseca venceu uma partida do Challenger de Brest, entrou para o top 150 do ranking e ultrapassou Rafael Nadal, que agora está em 151º.

Um mês e oito dias após a sua última exibição, ainda pela Copa Davis, Fonseca voltou à ativa nesta terça-feira (22/10) e bateu o polonês Kamil Majchrzak por 2 sets a 0. A classificação para as oitavas de final do Challenger de Brest foi confirmada com parciais de 6/4 e 7/5.

O próximo adversário de João Fonseca será o britânico Billy Harris. O cabeça de chave do torneio na França é atualmente o 113º melhor tenista do mundo. 

E a vitória de João Fonseca já o garante à frente de Nadal nesta semana: 381 pontos contra 380 do multicampeão. Momentaneamente entre os 150 melhores tenistas em simples, o brasileiro nascido em 2006 já sabe que ficará à frente do espanhol, até porque a lenda não está jogando nesta semana. 

Aposentadoria de Nadal

Dono de 22 títulos de Grand Slam em simples, Nadal anunciou no dia 10 de outubro que está encerrando sua carreira profissional no tênis. A decisão será efetivada após a final da Copa Davis, em novembro.

“Têm sido anos difíceis, especialmente os últimos dois”, disse o jogador de 38 anos, que detém o recorde de 14 títulos de Roland Garros. “Creio que não fui capaz de jogar sem limitações, o que me levou a tomar esta decisão”, acrescentou.

Nadal enfrenta problemas físicos que dificultam a atuação nas quadras. A aposentadoria ocorre dois anos após a despedida de Roger Federer, um de seus principais adversários. Ao lado de Novak Djokovic, eles foram chamados de “Big 3”, com grande sucesso no circuito masculino nos últimos 20 anos.

Além das 14 taças de Roland Garros, Nadal também venceu quatro títulos de US Open, dois do Australian Open e dois de Wimbledon. O espanhol acumula quase US$ 135 milhões em prize money (R$ 768 milhões).

Compartilhe