O tenista brasileiro João Fonseca está na final do Challenger de Camberra! Na grande decisão, ele enfrentará o estadunidense Ethan Quinn, número 202 do ranking. Quem quiser acompanhar a partida terá que acordar cedo (ou não dormir). Isso porque o duelo será na madrugada deste sábado (4/1), às 2h (horário de Brasília), na Austrália.
Na madrugada desta sexta-feira (3/1), João venceu o britânico Jacob Fearnley por 2 sets a 0 e avançou à grande final. Regular na temporada, no fim de dezembro ele foi campeão do Next Gen Finals, torneio disputado pelos oito melhores tenistas da temporada com até 20 anos.
O Challenger de Camberra é um dos torneios preparatórios para o Australian Open. João jogará o qualificatório do Grand Slam a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de janeiro.
Onde assistir: João Fonseca x Ethan Quinn
A grande final entre João Fonseca e Ethan Quinn será transmitida na Challenger TV, no site da ATP.
Carreira de João Fonseca
O ano de 2024 foi marcante para João Fonseca por ser o primeiro ano competitivo no tênis profissional – antes ele tinha disputado só uma partida pela ATP. O brasileiro iniciou o ano na posição 730 do ranking mundial e ganhou incríveis 585 posições, terminando a temporada em 145º – se vencer o Challenger, ele pode chegar a 113ª posição.
O grande marco da sua temporada foi a disputa do Rio Open 2024, em fevereiro, quando João chegou às quartas de final e ganhou mais de 200 posições. Depois disso, ele decidiu se profissionalizar e começou a disputar competições que o consolidaram entre os 150 melhores tenistas do mundo.
O primeiro título da carreira de João Fonseca foi conquistado em julho, no Challenger de Lexington, nos Estados Unidos. Para coroar o fim do seu primeiro ano, ele ficou com o título do Next Gen, que não conta pontos para o ranking, mas o destacou entre as promessas.
Uma coincidência dos feitos do brasileiro é que se assemelham com as façanhas do atual número 1 do mundo. Assim como João Fonseca, o italiano Jannik Sinner foi campeão do Challenger de Lexington no início de carreira e conquistou o Next Gen Finals com 18 anos.