TÊNIS

João Fonseca vence, avança ao Australian Open e disputará 1º grand slam da carreira

Brasileiro de 18 anos, João Fonseca chegou à 13ª vitória seguida na carreira ao vencer o argentino Thiago Tirante por 2 sets a 0 nesta quinta-feira (9/1)
Foto do autor
Compartilhe

João Fonseca está classificado para a chave principal do Australian Open de 2025. O brasileiro de 18 anos venceu o argentino Thiago Tirante por 2 sets a 0 (6/4 e 6/1), na quinta-feira (9/1), na Austrália e garantiu vaga no primeiro grand slam da sua carreira por meio do quali do major australiano.

O primeiro set foi bem equilibrado, tanto que Tirante, número 115 do mundo, chegou a estar com a vantagem de 4 games a 3. Porém, depois disso, o brasileiro, que está em 113 no ranking da ATP, venceu três em sequência, e foi com moral para o set decisivo.

A segunda parte do jogo foi, definitivamente, um atropelo da promessa. João Fonseca conquistou seis dos sete games disputados e perdeu apenas o terceiro, que teve uma disputa parelha, e Tirante só venceu após 40 iguais.

Desta forma, João Fonseca conquistou a vaga no Australian Open, que começa na madrugada de sábado (11/1) para domingo (12/1), no horário de Brasília. O adversário ainda não foi definido.

Este será o primeiro grand slam do carioca nascido em 2006, que estreou no tênis profissional em 2024.

A temporada de 2024 de João Fonseca 

O ano de 2024 foi marcante para João Fonseca por ser o primeiro ano competitivo no tênis profissional – antes ele tinha disputado só uma partida pela ATP. O brasileiro iniciou o ano na posição 730 do ranking mundial e ganhou incríveis 585 posições, terminando a temporada em 145º. 

O grande marco da sua temporada foi a disputa do Rio Open 2024, em fevereiro, quando João chegou às quartas de final e ganhou mais de 200 posições. Depois disso, ele decidiu se profissionalizar e começou a disputar competições que o consolidaram entre os 150 melhores tenistas do mundo.

O primeiro título da carreira de João Fonseca foi conquistado em julho, no Challenger de Lexington, nos Estados Unidos. Para coroar o fim do seu primeiro ano, ele ficou com o título do Next Gen, que não conta pontos para o ranking, mas o destacou entre as promessas. 

Uma coincidência dos feitos do brasileiro é que se assemelham com as façanhas do atual número 1 do mundo. Assim como João Fonseca, o italiano Jannik Sinner foi campeão do Challenger de Lexington no início de carreira e conquistou o Next Gen Finals com 18 anos. 

Compartilhe