TÊNIS

João Fonseca bate top 10 em estreia no Australian Open e leva fãs à loucura

João Fonseca venceu o russo Andrey Rublev por 3 a 0, pelo Australian Open, e avançou para a segunda rodada
Foto do autor
Compartilhe

Aos 18 anos, o tenista brasileiro João Fonseca estreou em torneios Grand Slam, na Austrália, como “gente grande”. Nesta terça-feira (14/1), ele bateu um top 10 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) – o russo Andrey Rublev por 3 a 0 -, arrancou elogios até da organização do Australian Open pelo estilo arrojado e levou os fãs de tênis à loucura.

Tenista mais jovem entre os 128 participantes do Aberto da Austrália e 113º lugar no ranking da ATP, João Fonseca venceu Rublev por 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5) em mais de duas horas de partida: precisamente, 2h23.

Ele vai à segunda rodada do primeiro Grand Slam da temporada 2025 com um grande feito. Atuando com inteligência e muita raça, Fonseca impressionou pela qualidade e força. Já é considerado um fenômeno do esporte.

Na primeira vez em que atuou por uma chave principal de Slam, o brasileiro chamou atenção por anular pontos fortes do russo e fez um tie-break irretocável.

Bater o nono colocado do ranking da ATP foi considerado, pelo tenista carioca, “um sonho”. Após a partida, ele disse se inspirar em Roger Federar, que disse que o talento vem pelo trabalho árduo.

“Não dei brecha, tentei fechar as portas, porque sabia que a qualquer momento ele podia reagir. O nível que joguei foi muito bom, espero fazer o mesmo na segunda rodada”, comentou João Fonseca, após o jogo.

Ele destacou também a presença de muitos brasileiros na quadra, acompanhando a partida in loco: “Parecia que eu estava no Brasil. Eles me ajudaram muito, só tenho a agradecer”.

O italiano Lorenzo Sonego (55º do ranking) será o próximo adversário de João Fonseca no Australian Open.

João Fonseca leva fãs à loucura

Brasileiro mais jovem da história a ganhar uma partida de simples na chave principal do Australian Open, João Fonseca registrou o forehand mais rápido do torneio até então.

Na vitória sobre o russo russo Andrey Rublev, o movimento do carioca chegou a 181km/h.

A velocidade do forehand de João Fonseca superou as marcas de Mpetshi Perricard e Carlos Alcaraz na atuação edição do Australian Open. O recorde do francês era de 180km/h, enquanto o espanhol anotou 178 km/h.

A organização do torneio até registrou o forehand de João Fonseca em suas redes sociais.

A atuação e sobretudo a vitória do brasileiro sobre rublev levaram os fãs à loucura nas redes sociais.

Foi o 14º triunfo seguido de João Fonseca.

Compartilhe