O tenista brasileiro João Fonseca enfrenta o australiano Alex de Minaur nesta segunda-feira (24/3), a partir das 20h (de Brasília), pelo Masters 1.000 de Miami. O duelo envolvendo o carioca de 18 anos pode sofrer adiamento de horário por causa do andamento de outros jogos. A partida será transmitida pela ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming pago).
O brasileiro duela com o atual número 11 do mundo. João Fonseca avançou para a terceira rodada de um Masters 1.000 pela primeira vez na carreira e estará novamente na quadra principal do Hard Rock Stadium.
Ele já disputou suas duas partidas anteriores no Stadium, que também recebe nesta segunda-feira partidas de estrelas como Aryna Sabalenka, Alexander Zverev. Iga Swiatek e Coco Gauff.
Quem é o rival do brasileiro
De Minaur venceu o chinês Yunchaokete Bu, número 69 do mundo, por 2 sets a 0 e vai enfrentar o fenômeno brasileiro. Ele despachou o adversário com parciais de duplo 6/4.
O australiano de 26 anos já chegou à sexta posição do ranking. Sua melhor colocação foi registrada em julho do ano passado.
De Minaur vem de eliminação nas oitavas em Indian Wells para o argentino Francisco Cerundolo. O sul-americano foi derrotado por João Fonseca na final do ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro.
O australiano tem nove títulos na carreira, mas nunca ganhou um torneio de simples no calibre de Masters 1000. Ele chegou à final no Canadá em 2023, mas perdeu para o italiano Jannick Sinner, atual nº1, na ocasião.
De Minaur foi considerado o atleta revelação de 2018. Ele tem o apelido de “Demônio” e possui uma tatuagem do número 109 por ter sido o 109º atleta a representar a Austrália na Davis Cup.
Premiação do Masters de Miami
Além dos valiosos 1.000 pontos no ranking da ATP, o torneio vale US$ 1,1 milhão (cerca de R$ 6,3 milhões na cotação atual) em premiação ao campeão de simples.