TÊNIS

Tenista número 12 do mundo muda de nacionalidade por ser homossexual

Uma das melhores tenistas do mundo, Daria Kasatkina trocou de nacionalidade tendo em vista a forma com que o próprio país trata homessexuais

A tenista Daria Kasatkina se viu sem opções e teve que mudar de nacionalidade. A 12ª melhor tenista do ranking da WTA não representa mais a Rússia e joga, a partir de agora, como uma australiana pelos atual regime da Rússia, que é contra pessoas homossexuais, como a atleta.

Daria Kasatkina namora há três anos com a também atleta Natalia Zabilako, que nasceu na Estônia e conquistou o bronze no Mundial de 2019 de patinação no gelo. Desde que se assumiu lésbica, a atleta nascida na Rússia não voltou ao país natal, que tem leis contrárias à homossexualidade.

Nos últimos anos, a tenista vive na Austrália e, recentemente, obteve o documento necessário para se naturalizar. Desta forma, Kasatkina disputará as competições como australiana, deixando de lado a origem russa. No pronunciamento sobre o assunto, a atleta fez questão de valorizar pessoas que fizeram parte da caminhada, mas destacou o carinho com o principal país da Oceania.

“Estou feliz em informar a todos que meu pedido de residência permanente foi aceito pelo Governo Australiano. A Austrália é um lugar que amo, é incrivelmente acolhedora e um lugar onde me sinto totalmente em casa. Amo estar em Melbourne e estou ansiosa para fazer meu lar lá. Como parte disso, eu tenho orgulho de anunciar que estarei representando minha nova terra natal, a Austrália, na minha carreira profissional de tênis a partir de agora em diante”, se pronunciou Kasatkina, que seguiu.

“Obviamente, há partes dessa decisão que não foram fáceis. Quero expressar meus agradecimentos e gratidão à minha família, treinadores e todos que me apoiaram durante minha jornada no tênis até agora. Sempre terei respeito e apreço afetuoso por minhas raízes, mas estou emocionada por começar este novo capítulo na minha carreira e minha vida sob a bandeira australiana. Obrigado a todos pela compreensão e apoio contínuo”

Daria Kasatkina, tenista

Daria Kasatkina tem 27 anos e alcançou o melhor ranking da carreira em 24 de outubro de 2022. O oitavo lugar na WTA ocorreu no mesmo ano do melhor resultado em um grand slam: foi semifinalista de Roland Garros há três anos.

Compartilhe