O início de temporada foi marcante para João Fonseca, mas, ao mesmo tempo, desgastou o tenista. Campeão de três torneios em 2025, o melhor brasileiro no ranking da Associação Profissional de Tenistas (ATP) disputou 25 jogos nos três primeiros meses do ano e optou por descansar a partir de 24 de março. Veja quando ele retorna às competições.
Após a queda na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, João Fonseca decidiu fazer uma pausa na sequência pesada de jogos e rumou à cidade natal. No Rio de Janeiro, o tenista está treinando e descansando visando a volta aos torneios de tênis.
A necessidade de um descanso por parte do jovem de 18 anos foi vista durante algumas partidas em que precisou de atendimento médico na quadra. Desta forma, João Fonseca fez uma pausa de quase um mês para recuperar o fôlego, algo que é valorizado por Johnathan Allyson, fisioterapeuta associado à Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física (Sonafe Brasil).
“A sobrecarga gerada pelas partidas é um fator crucial a ser monitorado no cuidado do atleta. Imagine um jogador sem a devida preparação física, sem uma alimentação adequada, privação de sono, falta de equilíbrio mental e sem um trabalho técnico bem estruturado. Se ele simplesmente jogar repetidamente sem esses cuidados, o risco de lesões aumenta consideravelmente”, afirmou o especialista.
Próxima competição de João Fonseca
A última partida de João Fonseca foi a eliminação para o australiano Alex de Minaur, no Masters 1000 de Miami, em 24 de março. E a próxima competição do brasileiro será praticamente um mês depois.
João Fonseca voltará às quadras no Masters 1000 de Madrid, que inicia em 21 de abril, segunda-feira. Embora fundamental para descansar e evitar lesões, a pausa quebrará o ritmo de jogo do 59º melhor tenista do mundo, segundo o ranking da ATP.
“Quando um atleta fica fora das competições por um tempo, pode perder o ritmo de jogo. A consistência nas performances pode ser afetada, já que o atleta precisará de um tempo para readaptar sua técnica e suas estratégias de jogo. Além disso, durante a pausa, o atleta pode perder o foco competitivo, o que pode exigir um esforço extra para recuperar a concentração e a motivação ao voltar para a competição”, explicou Flávia Magalhães, médica do esporte e nutricionista.
Títulos conquistados por João Fonseca
- 2024: Challenger 75 de Lexington
- 2024: Next Gen ATP Finals
- 2025: Challenger 125 de Camberra
- 2025: ATP 250 de Buenos Aires
- 2025: Challenger 175 de Phoenix