TÊNIS DE MESA

Calderano vence, vai à semi e garante medalha inédita no Mundial de Tênis de Mesa

Melhor mesatenista da história do Brasil, Hugo Calderano faz história mais uma vez e é semifinalista do Mundial de Tênis de Mesa

Compartilhe
google-news-logo

A história está feita. Hugo Calderano garantiu a medalha inédita ao Brasil no Mundial de Tênis de Mesa e pode ir além. O mesatenista bateu o sul-coreano An Jaehyun por 4 sets a 2 (11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10 ) nesta sexta-feira (23/5), em Doha, no Catar, em duelo das quartas de final. Com isso, o brasileiro se classificou para a semifinal e assegurou, no mínimo, o bronze.

O já tradicional ritmo agressivo de Hugo Calderano nas partidas foi visto no duelo das quartas de final. O sul-coreano, que estava motivado após bater Felix Lebrun nas oitavas, até tentou se recuperou e levou o terceiro set, mas o brasileiro não deu brechas, venceu as parciais seguintes e é semifinalista.

Esse resultado já garante uma medalha para o melhor brasileiro da história do tênis mesa porque o Mundial não tem disputa de terceiro lugar, ou seja, se perder na semifinal, ficará com o bronze. A façanha não é apenas inédita para o Brasil, mas também algo jamais alcançado por países do Hemisfério Sul.

Na semifinal, que será realizada no sábado (24/5), Hugo Calderano enfrentará o chinês Liang Jingkun – o horário da partida ainda não foi divulgado pela organização do Mundial.

O jogo

Logo no primeiro set, Hugo Calderano se impôs e mostrou que dominaria a partida. O brasileiro foi responsável por cinco dos seis primeiros pontos e depois abriu 10 a 2, tendo tranquilidade para fechar a parcial: 11 a 4.

A segunda parte do jogo foi marcada por uma reclamação do sul-coreano An Jaehyun em relação ao saque de Calderano. Porém, o protesto não foi acatado pela arbitragem e, mesmo com a tentativa do rival de esfriar o jogo, o brasileiro seguiu forte, marcou cinco pontos seguidos até 8 a 4 e venceu novamente: 11 a 6.

Já o terceiro set teve outro roteiro, já que o sul-coreano fez cinco dos seis primeiros pontos e dominou a parcial. Embora Calderano tenha se recuperado, An Jaehyun liderou até diminuir o placar: 11 a 9.

Com a possibilidade de empatar a partida, o asiático deu trabalho no quarto set novamente, mas o brasileiro voltou à partida. O equílibrio fez An Jaehyun liderar em 7 a 6, só que, depois disso, Calderano fez cinco pontos consecutivos e bateu o rival: 11 a 7.

Por fim, o quinto set contou, mais uma vez, com a agressividade de Hugo Calderano. O brasileiro até esteve atrás no placar, em 5 a 3, mas se impôs na reta final, fez sete dos nove pontos seguintes após estar em desvantagem e venceu: 12 a 10.

Compartilhe
google-news-logo