A emoção após disputar a final de Wimbledon tomou conta de Luisa Stefani. A tenista brasileira disputou a decisão de duplas mistas ao lado do britânico Joe Salisbury, e eles perderam para o holandês Sem Verbeek e a tcheca Katerina Siniakova por 2 sets a 0 (7/6 e 7/6), nesta quinta-feira (10/7). Porém, a finalista valorizou a façanha, se emocionou em discurso após o fim do duelo e citou os feitos que colocam o tênis brasileiro em evidência.
“Foi a minha primeira vez na quadra central [de Wimbledon], então foi uma grande honra, principalmente jogar com o Joe esta semana inteira. Foi muito divertido. Nós e nossa equipe nos divertimos muito. Toda vez que olho para o box, eles parecem estar se divertindo muito. Hoje foi um pouco mais difícil. Parabéns à Katerina e ao Sem por uma ótima partida e um ótimo torneio”, disse Luisa Stefani, que seguiu e demonstrou a emoção.
“Desculpem, está um pouco difícil agora. É muita [emoção]… quero dizer, foi um jogo difícil, anos com lesões. Tenho que agradecer à minha equipe, família, equipe de saúde. Gostaria de agradecer também à equipe de saúde da WTA e à equipe de saúde mental. Vocês são incríveis. Obrigada por nos manterem afiados e encontrarem nossas melhores versões para vir aqui e jogar”
Luisa Stefani, tenista brasileira
Discurso da 🇧🇷LUISA STEFANI após o vice campeonato de Wimbledon, legendado em português.
— Info Tenis Brasil (@InfoTenisBrasil) July 10, 2025
"As vezes é duro olhar quão longe chegamos, mas as vezes é melhor darmos um passo atrás e orgulhar de onde chegamos, e do tanto de coisas boas que estamos fazendo para o tênis brasileiro" pic.twitter.com/u0h2JqMiyK
Nesse discurso após receber o prêmio referente ao vice-campeonato nas duplas mistas de Wimbledon, Luisa Stefani valorizou a parceria com o britânico Salisbury, “dono da casa”, e ainda frisou o orgulho em relação as façanhas para o tênis brasileiro. Ela é o principal nome das duplas no tênis do Brasil, enquanto João Fonseca e Bia Haddad Maia representam no simples.
“Vivemos por este momento, então estou muito orgulhosa de nós nesta semana. Espero que possamos voltar e ganhar este título. Espero que possamos ter muitas outras semanas incríveis com um dos melhores tênis que já joguei nos últimos tempos”, destacou Luisa Stefani, que continuou.
“Às vezes é difícil olhar para o quanto evoluímos, especialmente no tênis. Estamos sempre buscando mais. Sempre queremos fazer melhor, mas às vezes precisamos dar um passo para trás e nos orgulhar do quanto evoluímos, de quantas coisas boas estamos fazendo pelo tênis brasileiro. E especialmente jogando aqui com o Joe no Reino Unido. Quer dizer, é muito divertido. Primeiro, e sim, estou muito orgulhoso de estar aqui”
Luisa Stefani, finalista de Wimbledon 2025
As façanhas de Luisa Stefani
O currículo de Luisa já tem a conquista de um Grand Slam. Em 2023, ao lado do compatriota Rafael Matos, ela conquistou o título do Australian Open. A paulistana de 27 anos também foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 junto de Laura Pigossi, feito inédito para tenistas brasileiros.
Ao todo, o Brasil tem seis títulos de duplas mistas em Majors de tênis, com Bruno Soares (Australian Open 2016 e US Open 2012 e 2014), Maria Esther Bueno (Roland Garros 1960) e Thomaz Koch (Roland Garros 1975).
A última vez que uma brasileira esteve na final em Wimbledon havia sido em 1966, quando Maria Esther Bueno conquistou o troféu nas duplas femininas ao lado da estadunidense Carole Graebner. Na época, foi o quinto título da tenista em duplas no torneio britânico.