A promessa brasileira no tênis João Fonseca foi eliminada do US Open, em Nova York, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (27/8). Na quadra GrandStand, Fonseca enfrentou Tomas Machac, de 24 anos, da Republica Tcheca. Após o confronto, o adversário elogiou o atleta brasileiro.
O número 22 no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) venceu a partida com tranquilidade: foram 3 sets a 0, com as parciais 7/6 (4), 6/2 e 6/3. Agora, o tcheco vai enfrentar Jakub Mensik ou Ugo Blanchet, na terceira rodada do torneio.
O algoz da joia brasileira disputou um Grand Slam pela primeira vez em 2021. Entre 2024 e 2025, alcançou fases relevantes em torneios ATP 250 e 500. Ele também conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Paris, em 2024, ao lado de Katerina Siniakova, nas duplas mistas.
“Foi uma partida muito difícil, contra um adversário excelente, que terá um futuro brilhante. O primeiro set foi muito apertado. Não sei o que aconteceria se eu tivesse perdido a parcial, mas meu nível de tênis foi alto, e estou alegre com o desempenho”, disse o tenista da Republica Tcheca.
Atualmente, João Fonseca é o 41º do mundo, ele espera o fim do US Open para saber se ficará acima da 44ª colocação (a melhor da carreira até agora) na próxima atualização do ranking da ATP.
Carreira de João Fonseca
Desde o fim do ano passado, o reconhecimento internacional sobre João Fonseca tem crescido. Conquistou o título do Next Gen ATP Finals, disputado na Arábia Saudita, e do Challenger de Canberra, na Austrália.
Ele se tornou o brasileiro mais jovem a ser campeão de um torneio Challenger, ao vencer o Challenger 75 de Lexington em 2024.
Ainda aos 18 anos, bateu o argentino Francisco Cerundolo, que ocupava a 28ª posição no ranking mundial, e conquistou o ATP de Buenos Aires em 2025.
Qual será a próxima partida de João Fonseca?
João Fonseca deve retornar às quadras entre 12 e 14 de setembro ao defender o Brasil na Copa Davis, na Grécia. A equipe brasileira também terá Thiago Wild, Rafael Matos e Marcelo Melo.
Se o Brasil vencer a Grécia vai disputar o Qualifiers do Grupo Mundial em 2026. Por outro lado, caso perca vai disputar os playoffs do Grupo Mundial 1.