O jogador mais jovem do top 100 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) em 2025 é brasileiro. Mas a temporada do atleta de 19 anos tem feitos bem maiores. Na estreia na elite do tênis mundial, João Fonseca fechou o ano com quatro títulos, aproximadamente 120 posições alçadas no ranking, uma enorme repercussão mundial e diversas façanhas.
A trajetória marcante do brasileiro chegou ao fim nessa quarta-feira (29/10). Após perder para o russo Karen Khachanov e se despedir do Masters 1.000 de Paris na segunda rodada, João Fonseca encerrou a temporada de 2025 para tratar de lombalgia, desistindo assim do ATP 250 de Atenas.
Em meio à recuperação física, o tenista descansará e tende a voltar aos treinamentos ainda em novembro. Na pré-temporada, João está confirmado para uma partida de exibição em Miami, em 8 de dezembro, diante de Carlos Alcaraz, número 1 do mundo. Já as disputas da temporada de 2026 se iniciam em janeiro, na Oceania, com o foco no Australian Open – grand slam que ocorrerá a partir do dia 18.
O ano de 2025 de João Fonseca
A temporada de João Fonseca não poderia começar melhor. Ainda com 18 anos – só faz aniversário em agosto -, ele iniciou 2025 com nove vitórias seguidas e ganhou o Challenger de Camberra, na Austrália, em janeiro. Na sequência, passou pela fase qualificatória do Australian Open e venceu um top 10: bateu o russo Andrey Rublev, que era o nono melhor do mundo, e foi à segunda fase.
Esse triunfo foi a maior em termos de ranking e ganhou repercussão mundial, com vários fãs de tênis e ex-jogadores já colocando o brasileiro entre uma das grandes promessas da temporada. E a empolgação em torno do atleta foi uma marca de vários momentos da temporada de Fonseca.
Além de bater um top 10, outra façanha do brasileiro na temporada de estreia nos grands slams foi avançar ao menos uma rodada nos quatro principais torneios. Em Australian Open e US Open, ele caiu na segunda fase, enquanto chegou à terceira em Roland Garros e Wimbledon.
Nessa primeira temporada, João Fonseca também teve uma sequência de um título por mês até março. Em janeiro, ele conquistou o Challenger de Camberra e voltou a erguer o troféu do torneio de menor expressão em Phoenix, em março. Já a primeira taça no circuito da ATP foi em fevereiro: se tornando algoz de argentinos, o brasileiro conquistou o ATP 250 de Buenos Aires.
O lugar mais alto do pódio voltou a ser ocupado por Fonseca justamente nos últimos dias da temporada de estreia. No ATP 500 da Basiléia, finalizado em 26 de outubro, João foi muito bem e foi campeão, subindo um degrau na importância das conquistas e alçando voos importantes no ranking.
João Fonseca no ranking da ATP
João Fonseca iniciou 2025 na 145ª posição, e fechará, possivelmente, no top 25. A evolução do brasileiro é impressionante e acompanha o potencial e os elogios que o atleta de 19 anos recebeu durante toda a temporada.
Atual número 24 do mundo pelo desempenho no Masters 1000 de Paris – ranking ainda não foi fechado -, João pode ser ultrapassado pelo monegasco Valentin Vacherot, que está nas quartas de final do torneio na França. Porém, mesmo podendo perder esse lugar e ficando fora da semana derradeira da temporada, Fonseca estará entre os 30 melhores tenistas do mundo no fim de 2025.
Esse desempenho, inclusive, já o colocou entre os cinco brasileiros que foram mais longe no ranking da ATP. João Fonseca só está atrás de Gustavo Kuerten, que foi número 1 do mundo, e Thomaz Bellucci, Thomaz Koch e Fernando Meligeni, que chegaram ao auge nas posições de 21, 24 e 25, respectivamente. Ou seja, a tendência é que ele só fique atrás de Guga em breve.
Resumo da temporada de 2025 de João Fonseca
A temporada de estreia de João Fonseca na elite do tênis mundial contou com 40 partidas no circuito da ATP, com direito a 25 vitórias e 15 derrotas. A premiação arrecadada pelo atleta foi de 1.705.781 dólares (R$ 9.181.366,23 na cotação atual).
Um dado que chama a atenção é que João é o nono melhor do circuito da ATP no primeiro serviço, ou seja, o saque do brasileiro já impressionou logo nesse primeiro ano. E a tendência é que Fonseca se torne ainda mais sinônimo de glórias no tênis em um futuro próximo.