O jovem tenista de 19 anos, João Fonseca, superou as marcas de Roger Federer, Rafael Nadal, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner na temporada de estreia. Nesta segunda-feira (03/10), na atualização da ATP, o brasileiro atingiu o melhor ranking da carreira e apareceu na 24ª colocação – terceiro melhor colocado da história do Brasil, atrás de Guga e Thomaz Bellucci.
O tenista encerrou seu ano competitivo mais cedo devido a uma lesão na lombar, o que significa que não somará mais pontos, e só mudará de posição caso alguém atrás dele tenha saldo positivo nas próximas semanas. Dito isso, mesmo sem participar do ATP 250 de Atenas, que começa esta semana, João deve terminar sua temporada de estreia no circuito ATP dnetro do top 25.
João perderá oito pontos na próxima lista e na sequência mais 22, totalizando 1635 pontos. Os tenistas Luciano Darderi e Arthur Rinderknech podem passar no caso de boas participaçoes nos próximos dias. Já Brandon Nakashima e Cameron Norrie só ultrapassariam Fonseca com títulos nos dois torneios seguintes.
Como Norrie e Rinderknech estão no mesmo lado da chave do torneio em Metz, apenas um deles pode ir para final. Dito isso, o pior ranking de João seria o 27º, marca superior a de grandes nomes do tênis mundial, como Federer, Nadal, Alcaraz e Sinner em seus primeiros anos de estreia participando de todo o calendário.
O suiço Roger Federer, encerrou seu primeiro ano como profissional em 29°, e o espanhol Rafael Nadal, em 51°. Já Alcaraz e Sinner encerraram em 32° e 37°, respectivamente. Para se ter noção do feito, no cenário brasileiro, Gustavo Kuerten, o Guga, era o 188° com a mesma idade.
O único dos grandes que terminou o ano completo no circuito em posição melhor que a de Fonseca foi o servio Novak Djokovic – encerrou a temporada de estreia em 16º do mundo, também com 19 anos.
Posição na temporada de estreia:
- Federer: 29º (19 anos) em 2000
- Nadal: 51º (18 anos) em 2004
- Djokovic: 16º (19 anos) em 2006
- Sinner: 37º (19 anos) em 2020
- Alcaraz: 32º (18 anos) em 2021
- João Fonseca: 24º (19 anos) em 2025
Temporada do João Fonseca
João começou o ano em 145ª no ranking e conquistou dois títulos no circuito Challenger (Camberra e Phoenix), e outros dois títulos ATP Tour – o ATP 250 de Buenos Aires em fevereiro e o ATP 500 da Basileia em outubro. O carioca foi o primeiro brasileiro a conquistar um título de nível ATP 500.
Fonseca ainda entrará em quadra esse ano para uma partida de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz, no dia 8 de dezembro, em Miami (EUA). O confronto marca o primeiro jogo entre os jovens e promete ser uma grande partida para o futuro do tênis mundial.