A brasileira Luisa Stefani e a húngara Timea Babos estão na final das duplas do WTA Finals, em Riade, na Arábia Saudita. Após derrotar as cabeças de chave Jelena Ostapenko e Hsieh Su-Wei por 2 sets a 0, em parciais de 6/4 e 7/6 (7/5), nesta sexta-feira (7/11), a dupla formada em março deste ano é finalista logo na primeira vez em que participam da principal competição feminina da temporada – depois dos Grand Slams.
Luisa e Babos se classificaram em sétimo lugar para o torneio e até então enfrentaram duplas de ranking superiores aos delas.
Na decisão, elas vão encarar as vencedoras do duelo entre as belgas Veronika Kudermetova e Elise Mertens e a parceria formada pela tcheca Katerina Siniakova e a americana Taylor Townsend. O jogo será ainda nesta sexta-feira.
Luisa Stefani não se cansa de orgulhar o esporte brasileiro. Primeira medalhista olímpica do tênis nacional (bronze em Tóquio 2020), a paulista alcança mais um feito inédito: pela primeira vez na história, o Brasil terá representante na decisão do WTA Finals.
Luisa é a segunda brasileira a participar do torneio. Antes dela, apenas Bia Haddad, também nas duplas ao lado de Anna Danilina, sem passar da fase de grupos.
A competição reúne as oito melhores duplas do mundo na temporada – o mesmo vale para a disputa de simples.
Stefani disputa o WTA Finals pela primeira vez. Em 2021, ela lesionou o joelho direito na semifinal do US Open, quando já tinha garantido vaga no torneio, mas não pôde jogar. Ela, inclusive, passou por cirurgia por causa do rompimento do ligamento cruzado.
Para Timea Babos, a decisão de 2025 será a quarta da carreira. Ela venceu as três vezes anteriores: em 2017, 2018 e 2019.
Caminho de Luisa e Babos até a final
Na estreia, a dupla formada por Luisa Stefani e Timea Babos foi derrotada pela parceria de Katerina Siniaková e Taylor Townsend, por 2 sets a 1, em parciais de 6/2, 3/6 e 10/6.
No segundo jogo, venceram as russas Mirra Andreeva e Diana Shnaider, por 2 sets a 1, em parciais de 5/7, 6/2 e 7/10.
Nessa quinta-feira (6/11), venceram de virada as atuais campeãs e top 3 do mundo, Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe, por 2 sets a 1, em parciais de 6/2, 5/7 e 5/10. Com o resultado, se classificaram para a semifinal, com duas vitórias e uma derrota na fase de grupos.
No jogo desta sexta-feita (7/11) contra Jelena Ostapenko e Hsieh Su-Wei, a dupla mostrou serviço e venceu em sets diretos – 6/4 e 7/6 (7/5), repondendo a qualquer reação das adversárias.
Temporada da parceria Brasil-Hungria
Em ótima temporada e frequentemente fazendo bons jogos, ainda que superadas em alguns deles, Luisa e Timea vão em busca da quinta conquista em 2025.
Elas venceram três torneios de nível WTA 500, em Linz (AUS), Tóquio (JAP) e Estrasburgo (FRA), além do WTA 250 de São Paulo (SP Open).