A nova temporada de alto nível do tênis começará logo após o réveillon, e um ícone do tênis brasileiro projetou o ano dos principais nomes do esporte nacional. Fernando Meligeni fez uma análise na rede social, falou sobre João Fonseca e Bia Haddad Maia e ainda citou outros nomes ao refletir sobre 2026, que promete, segundo o ex-tenista e comentarista.
“2026 no tênis brasileiro tem muito para acontecer. Teremos um ano de muita expectativa e, acredito, conquistas”, iniciou Meligeni por meio do Instagram. Um dos maiores tenistas brasileiros da história fez questão de começar a reflexão com o principal destaque do país: João Fonseca, atual número 24 do mundo.
“Para começar com o primeiro ano do João Fonseca tendo que defender e mostrando se chegou no seu primeiro patamar (entre os 25 do mundo) ou se tem ainda mais lastro. Sempre digo que o tenista vai, vai e chega uma hora que ‘aquele’ ranking é sua casa. A partir daí evoluções o permitem chegar bem mais longe ou não. Eu acho que ele ainda tem mais um pouco antes das evoluções naturais que o circuito te pede”
Fernando Meligeni, ex-tenista e comentarista
Na sequência, “Fininho” falou sobre Beatriz Haddad Maia. A tenista, que já chegou ao top 10, era a 17ª colocada do ranking da WTA no início de 2025 e terminou o ano na 58ª posição. Em meio à queda e o desempenho aquém, Bia fez uma pausa mais longa para se recuperar, e Meligeni destacou justamente o retorno da atleta.
“Bia tem a volta dela como o mais importante. Entre ficar preocupado com o ranking que ela vai chegar ou jogar leve e feliz fico com a segunda opção. Espero de coração que a parada tenha colocado respostas importantes na sua frente. Acredito muito nela e torço para que volte a jogar leve. Ja nas primeiras semanas perceberemos se algo mudou. Mas as mudanças precisam ser feitas de dentro pra fora”
Fernando Meligeni, nome importante do tênis brasileiro
Outros nomes do tênis citados por Meligeni
Enquanto as temporadas de João Fonseca e Bia Haddad Maia se destacam – iniciarão logo nos primeiros dias de janeiro, na preparação para o Australian Open -, Meligeni também está de olho em outros nomes do tênis brasileiro. Até por isso, o ex-tenista afirmou que “2026 promete”.
“Este é um ano muito importante para os Thiagos, para o Felipe, para a Laura e Carol. Ano de se meter galera. Alguns voltar ao top 100, outros chegar pela primeira vez. Sem pressão. Apenas dizer que a chave tá aí dentro. Sim. É possível. Uma aposta minha. Acredito muito no João Reis. Acho que vai ser um ano incrível pra ele”, disse Meligeni, que seguiu.
“Para finalizar a galera de simples: temos alguns nomes que podem surpreender e que precisamos ficar de olho sem pressionar. Guto, Nana, Vitória e nossa turma juvenil. Temos bons nomes. 2026 promete”, concluiu.