TÊNIS

Tênis: João Fonseca e Bia Haddad Maia conhecem rivais no Australian Open 

Brasileiros estreiam neste sábado (17/1), em Melbourne; cabeça de chave, Jõao Fonseca enfrenta dúvidas por problemas nas costas

Compartilhe
google-news-logo

Os tenistas brasileiros Bia Haddad Maia e João Fonseca conheceram nesta quinta-feira (15/1) seus primeiros rivais no primeiro Grand Slam do ano, o Australian Open. A paulista escapou da chave das favoritas nas primeiras rodadas, por sua vez, se confirmar o favoritismo, o carioca pode enfrentar o atual campeão do torneio e número 2 do mundo, Jannik Sinner. 

Bia Haddad Maia e João Fonseca são os únicos representantes brasileiros na categoria simples da competição. Os dois irão em busca do primeiro título do ano e primeiro Grand Slam da carreira. 

Chave de Bia Haddad Maia no Australian Open 

Bia Haddad irá enfrentar a cazaque Yulia Putintseva na primeira rodada do torneio, no próximo sábado (17/1), com confronto marcado para às 21h30 (de Brasília), passível de mudança (dependerá do tempo das partidas anteriores).

Yulia Putintseva tem 31 anos e ocupa a 105ª posição no ranking mundial. Esta será a terceira vez que a brasileira e a cazaque se enfrentam. Nas duas vezes anteriores (ambas em 2023) Bia Haddad levou a melhor – a primeira em Abu Dhabi e a segunda em Wimbledon.

 A vencedora irá duelar na segunda rodada contra a tenista que avançar no jogo entre a ucraniana Marta Kostyuk, cabeça de chave 20, e a francesa Elsa Jacquemot. 

Caso avance para a terceira rodada, e confirme o favoritismo, a paulista deve pegar a russa Ekaterina Alexandrova, 11ª pré-classificada em Melbourne.

Bia Haddad retorna para 2026 após encerrar o ano de 2025 mais cedo, para cuidar da saúde física e mental. A paulista fez uma temporada muito abaixo do esperado e busca retornar ao topo do tênis feminino novamente. 

Bia é atualmente a 59ª do ranking – vale lembrar que a cerca de um ano atrás a brasileira apareceu no top 10 mundial. 

Chave de João Fonseca no Australian Open 

Sem nunca ter perdido uma estreia de Grand Slam, João Fonseca, um dos principais jovens nomes do tênis mundial, começará o torneio com a expectativa de enfrentar o atual campeão e número 2 do mundo, Jannik Sinner, logo na terceira rodada do Australian Open. 

Como cabeça de chave, o primeiro confronto do brasileiro será contra o norte-americano Eliot Spizzirri, de 24 anos e número 89 do mundo. O duelo será no próximo sábado (17/1), às 21h, passível de mudança (dependerá do tempo das partidas anteriores).

Este será o segundo encontro entre eles. A primeira vez foi na terceira rodada do qualificatório do US Open de 2024, e terminou com  vitória de Spizzirri por dois 2 sets a 1 – 7/6 (10-8), 6/7 (5-7) e 6/4.

Caso avance, João Fonseca enfrentará o vencedor do duelo entre o italiano Luca Nardi e um tenista vindo do qualificatório – as qualificatórias começaram no último domingo (11/1) e terminam nesta quinta-feira (14/1). 

Como destacado anteriormente, se confirmar o favoritismo e passar para a terceira rodada do torneio, João deve jogar contra o badalado italiano Jannik Sinner.

O número 2 do mundo tem como desafio na primeira rodada o francês Hugo Gaston. Na sequência, o convidado da casa, James Duckworth, ou um tenista do qualifier.

Caso o confronto entre João Fonseca e Jannik Sinner aconteça, será o primeiro duelo entre os dois. O Carioca tem apenas dois jogos contra top 5 na carreira. Ele enfrentou Jack Draper (então 5º) em Roland Garros e Taylor Fritz (também 5º) em Eastbourne – derrota brasileira em ambos os jogos. 

João tem apenas uma vitória contra um tenista top 10 – contra o russo Andrey Rublev de 28 anos, em Melbourne, em 2025, por 2 sets a 1. 

Com problemas crônicos nas costas, Fonseca desistiu dos dois primeiros torneios do ano.

Compartilhe
google-news-logo