JOGOS OLÍMPICOS

Quem é Luisa Stefani, brasileira do tênis na Olimpíada de Paris?

Brasileira Luisa Stefani vai à Olimpíada de Paris para disputar a chave das duplas no tênis, ao lado de Bia Haddad
Foto do autor
Compartilhe

A brasileira Luisa Stefani vai à Olimpíada de Paris para disputar a chave das duplas no tênis, ao lado de Bia Haddad. A tenista de 26 anos e 1,68m faturou o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio – a primeira medalha no tênis para o Brasil na história da competição.

A atleta se destacou na disputa por duplas. Ela tem nove títulos WTA, sendo três deles títulos de WTA 1000 – Toronto em 2021, Guadalajara em 2022 e Doha em 2024 – e um título de Grand Slam, pelas duplas mistas ao lado de Rafael Matos, no Australian Open de 2023. Em Tóquio, ela foi medalhista ao lado de Laura Pigossi.

Em 2021, Luisa se tornou a primeira mulher brasileira a entrar no Top 10 do ranking de duplas da WTA na Era Aberta.

A medalha de bronze em 2021 foi histórica e bastante inesperada. A vaga da dupla para os Jogos Olímpicos veio uma semana antes do início da competição. Além disso, Luisa e Laura não estavam habituadas a jogarem em dupla – a última vez havia sido uma derrota na Copa Billie Jean King em fevereiro de 2020.

Depois de Tóquio, Luisa ascendeu no circuito de tênis. No WTA 1000 de Cincinnati, ela e Dabrowski, sua dupla, terminaram como vice-campeãs. No US Open de 2021, a tenista atingiu marca histórica. Ela chegou pela primeira vez a uma semifinal de Grand Slam e foi a primeira brasileira a chegar tão longe em um Grand Slam em duplas femininas desde Maria Esther Bueno, em 1968.

O baque veio ainda durante a semifinal, quando Luisa pisou de mau jeito e torcendo a perna – um rompimento no ligamento do joelho foi constatado, o que forçou a tenista a abandonar o circuito. Ela retornou à quadra um ano e meio após a lesão.

Quem é Luisa Stefani?

  • Nome: Luisa Veras Stefani
  • Modalidade: tênis
  • Data de nascimento: 09/08/1997 (26 anos)
  • Local de nascimento: São Paulo, São Paulo
  • Olimpíadas anteriores: Tóquio 2020
  • Principais conquistas: Bronze em Tóquio 2020 e Australian Open (duplas)
  • Chance de medalha: baixa

Programação para Paris

Luisa entrará em quadra ao lado de Bia Haddad, no domingo, dia 28, às 7h, para enfrentar as chinesas Yuan Yue e Zhang Shuai.

Compartilhe